Audiência de mediação reúne centenas de pessoas na Ocupação Justo em São Leopoldo

• Quinta, 11 de Abril de 2019

A noite da quarta-feira (10) foi marcada pela Audiência de Mediação do Fórum de São Leopoldo na Ocupação Justo.

A Tenda do Encontro, espaço de convivência e serviços dos moradores da Ocupação Justo, foi preparada pela comunidade para acolher os cinco mediadores do Fórum de São Leopoldo, que têm a responsabilidade de contribuir nas negociações do processo judicial instaurado entre a família Justo e os moradores desta Ocupação. Desde o ano de 2018 o serviço de Mediação está ouvindo as partes do processo e em novembro agendou esta visita para conhecer a Ocupação e seus moradores.

A presença dos mediadores mostra o interesse do Judiciário em resolver da melhor forma possível a questão, que diz respeito à questão da terra, da moradia e dos direitos à vida com dignidade. Premissas estas que estão, ou deveriam estar, garantidas conforme o artigo sexto da Constituição Federal Brasileira de 88.

Durante toda a audiência, que durou cerca de três horas, a comunidade, homens, mulheres, crianças e adolescentes narraram suas histórias de vida, experiências e compromissos com esta negociação pelo direito à moradia. Foram falas, cartazes, fotos e vídeos que emocionaram a todos. Os presentes também tiveram a oportunidade de ouvir os representantes do Judiciário leopoldense, que revelaram seu compromisso com a mediação. Valorizaram a organização da comunidade e indicaram a importância de os moradores avançarem neste processo, elegendo lideranças por quadra, como estratégia facilitadora da negociação com a outra parte no Judiciário.

Apoio à Comunidade e aos processos de Mediação foram expressos por diferentes organizações. Um destaque foi dado às Missionárias de Cristo Ressuscitado que estão acompanhando a comunidade há 20 anos. Outro apoio mais recente é do Movimento Nacional de Lutas pela Moradia - MNLM, que deu vistas à importância desta luta e organização em tempos de enxugamento radical de políticas públicas. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, também presente pela representação do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, dos Engenheiros Sem Fronteira e dos cursos de Serviço Social e Jornalismo, manifestou seu compromisso com a mediação como processo garantidor dos direitos de todos os cidadãos de São Leopoldo.

Na audiência foram valorizadas algumas realizações que têm apoio da Unisinos. Uma delas foi o vídeo sobre a Ocupação produzido pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio do Sinos - ObservaSinos, programa do IHU, que dá vista às narrativas de seus/suas moradores/as e realizações da comunidade. Também foi lembrada a Missão pela Moradia Digna co-promovida pela Unisinos e que fomentou a aproximação com as realidades das Ocupações Urbanas do município, suas realidades e violações de direitos. Por fim, foi apresentada a edição da Revista IHU On-line que tematiza e problematiza a moradia por diferentes pesquisadores e militantes desta causa. Somente em São Leopoldo é apontada a existência de um déficit habitacional de mais de 10 mil moradias.

Assista aqui o vídeo.

Por Marilene Maia e Rodrigo Jankoski