Hillary ainda não está garantida

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa doa aos pobres um prédio de luxo a poucos passos de São Pedro

    LER MAIS
  • Arautos do Evangelho. Vaticano retoma a intervenção

    LER MAIS
  • “Infelizmente, a história da escravidão é contada por pessoas brancas”. Entrevista com Laurentino Gomes

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Jonas | 03 Junho 2016

A candidata democrata à presidência, Hillary Clinton, pode perder a corrida à nomeação. Com o foco nas próximas eleições primárias na Califórnia, que ocorrerão na próxima terça-feira, novas pesquisas apontam que há uma afluência de registros de eleitores que ameaça descarrilhar sua vantagem sobre Bernie Sanders, ainda que não se atribua a vitória ao senador de Vermont.

A reportagem é publicada por Página/12, 02-06-2016. A tradução é do Cepat.

A Califórnia, com um total de 475, é o estado que mais delegados envia à convenção que os democratas realizarão, em julho, na Filadélfia (Pensilvânia), para escolher seu candidato à Casa Branca. As últimas estatísticas do Instituto da Califórnia são animadoras para Sanders, porque as próximas primárias poderão lhe dar centenas de delegados. Atualmente, Sanders conta com 1.501 delegados comprometidos e Clinton com 1.769.

Se o senador do estado de Vermont vencesse, na próxima terça-feira, significaria uma chamada de atenção à candidatura de Hillary nas eleições gerais e poderia fazer com que os superdelegados, incluindo diferentes líderes do partido e funcionários eleitos, que são livres para apoiar a qualquer candidato, retirassem seu apoio (Hillary havia reunido o apoio de 400 superdelegados). Sanders disse que ainda que sua adversária tenha recebido muito mais apoio dos superdelegados do que ele até o momento, eles não votam enquanto não estiverem no piso da Convenção Nacional Democrata. Além disso, acrescentou que o seu trabalho agora é o de convencê-los de sua elegibilidade contra Donald Trump. Na segunda-feira, o senador afirmou que é mais capaz para derrotar o milionário, cuja campanha se viu deteriorada por suas controvertidas declarações, em particular contra os muçulmanos e os imigrantes indocumentados.

Sanders é considerado o candidato mais forte contra o magnata, em nível nacional, com pesquisas recentes colocando-o dez pontos à frente. Os resultados das primárias abertas demonstraram que Sanders tende a render menos nas pesquisas pré-eleitorais e a se destacar, depois, nos dias de primárias e nos caucus (assembleias partidárias), graças à participação de novos inscritos e eleitores jovens.

No entanto, Hillary ainda mantém uma sólida vantagem em votos, quase três milhões a mais sobre o seu rival e conta com o apoio do governador da Califórnia, Jerry Brown, que na quarta-feira se pronunciou a seu favor. Ainda que Brown tenha dito que concorda com os argumentos de Sanders, apostou em colocar fim à campanha para unir forças contra o possível indicado republicano à presidência, Donald Trump. “As eleições gerais já começaram”, afirmou. Em uma carta aberta aos democratas e independentes da Califórnia, publicada em sua página digital, Brown afirmou que votará em Clinton nas primárias estatais de 7 de junho, pois acredita que a ex-secretária de Estado é o único caminho para ganhar a presidência e deter a perigosa candidatura de Donald Trump.

Brown, um dos superdelegados de seu partido, havia demorado em pronunciar sua posição a respeitos dos candidatos democratas e, no passado, havia tido tensões com a família Clinton.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hillary ainda não está garantida - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV