Teori determina afastamento de Eduardo Cunha do mandato

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Mai 2016

Ministro do STF afastou Cunha do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de presidente da Câmara. O peemedebista será substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

A informação é publicada por Fórum, 05-05-2016.

Nesta quinta-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal.

Ao conceder liminar em um pedido da Procuradoria-Geral da República, ele reconheceu que o parlamentar estaria usando o cargo para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.

“Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados”, diz trecho da decisão.

Cunha é réu no STF pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, acusado de ter recebido U$ 5 milhões de dólares em propina de contratos de navios-sonda da Petrobras, além de outras denúncias que estão sendo investigadas. Ele será substituído na Câmara por outro investigado na operação Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Teori determina afastamento de Eduardo Cunha do mandato - Instituto Humanitas Unisinos - IHU