O’Malley: “Temos toda a responsabilidade moral e ética em denunciar às autoridades civis os abusos sexuais do clero”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Fevereiro 2016

Existe uma “responsabilidade moral e ética de denunciar os abusos sexuais”, cometidos por padres “às autoridades civis”.

A afirmação é da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, dirigida pelo cardeal norte-americano, Séan O’Malley, depois que alguns meios de comunicação publicaram as declarações de um expoente do Vaticano, Mons. Anatrella, segundo o qual (e assim foi o título, por exemplo, do jornal The Guardian), os bispos católicos “não estão obrigados a denunciar os abusos dos padres contra as crianças”.

A informação é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Vatican Insider, 15-02-2016. A tradução é de IHU On-Line.

A Santa Sé publicou hoje uma declaração escrita pelo cardeal O’Malley e os demais membros da Comissão sobre “a obrigação de denunciar suspeitas de abusos sexuais às autoridades civis”.

“Como o Papa Francisco afirmou claramente”, no dia 27 de setembro de 2015, “os crimes e os pecados dos abusos sexuais contra crianças nunca mais devem ser mantidos em segredo. Garanto a zelosa vigilância da Igreja para proteger as crianças e a promessa da plena responsabilidade para todos”.

A declaração continua afirmando que “nós, o presidente e os demais membros da Comissão, desejamos afirmar que nossas obrigações segundo o direito civil devem ser respeitadas, claramente, mas também para além de tais vínculos, temos a responsabilidade moral e ética de denunciar os presumíveis abusos às autoridades civis que têm a tarefa de proteger a nossa sociedade”.

O cardeal O’Malley precisou que nos EUA, a Carta dos Bispos aponta claramente a obrigação de todas as dioceses  ou eparquias e todas as pessoas que nelas trabalham denunciar as suspeitas de abuso às autoridades públicas.

Todos os anos, durante a reunião de novembro, numa sessão formativa para os novos bispos, se reafirma tal obrigação e em todos os meses de fevereiro, a segunda Conferência propõe um programa de formação para os novos bispos onde se reitera clara e explicitamente esse dever.

“Como Comissão consultiva do Santo Padre para a proteção dos menores – disse o cardeal – apresentamos recentemente ao Papa um amplo panorama das iniciativas de educação da Comissão para as Igrejas locais durante os últimos anos, e reafirmando a vontade de seus membro de oferecer  material para os cursos que se desenvolvem em Roma, incluindo, entre outros, o programa anual de formação para os novos bispos e para as instâncias da Cúria romana para que possam utilizá-los nos seus esforços de proteção dos menores”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O’Malley: “Temos toda a responsabilidade moral e ética em denunciar às autoridades civis os abusos sexuais do clero” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU