Países assinam em Paris histórico acordo contra a mudança climática

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Dezembro 2015

Os 195 países reunidos há duas semanas na Cúpula de Paris finalmente chegaram a um acordo contra o aquecimento global, o primeiro “pacto universal da história das negociações sobre o clima”, segundo descreveu o presidente francês, François Hollande, ao apresentar o texto final na manhã deste sábado. Um texto que foi debatido nas últimas horas e que busca limitar o aumento da temperatura média do planeta, fixa um teto para as emissões de gases de efeito estufa e estabelece um sistema de financiamento para que os países com menos recursos possam se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

A reportagem é de Manuel Planelles, publicada por El País, 12-12-2015.

Após reunir o plenário, no qual foram dados os últimos retoques ao documento, o ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, anunciou o acordo sobre as mudanças climáticas, com um largo sorriso e uma atitude contundente. Os presentes se levantaram de seus assentos para um longo e sonoro aplauso pelo marco alcançado.

A reta final para se chegar ao acordo histórico teve início na manhã deste sábado com a apresentação, por parte de Hollande e Fabius, do texto final. Foi o resultado de uma intensa noite de negociações marcada pelo embate entre os países desenvolvidos e a China e a Índia sobre o nível de envolvimento das economias emergentes nesse acordo. O texto preparado por Fabius, encarregado de liderar as negociações como anfitrião da cúpula, parecia contar com alto grau de apoio. Mas fontes da delegação europeia chegaram a indicar que ainda não era "100% certo" que ia ser aprovado

Por volta das 18h (15h em Brasília), pouco antes do início do plenário, os países que tinham se pronunciado a favor do texto do acordo já formavam uma maioria. O G77, que agrupa 134 nações em desenvolvimento ou emergentes, entre elas a China, se declarava “satisfeito” com o projeto. Momentos antes, dezenas de outros países, como a Índia e a Arábia Saudita, já tinham anunciado seu respaldo, assim como os Estados Unidos e a União Europeia.

O texto final do acordo de Paris tem como objetivo principal impedir que o aumento da temperatura média do planeta até o fim do século, por causa das mudanças climáticas, passe 2oC, em relação aos níveis pré-industriais. E também estabelece que devem ser feitos esforços para que o aumento “não supere 1,5o C”. Além disso, busca criar um sistema de financiamento de 100 bilhões de dólares anuais para ajudar os países com menos recursos a se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas.

Em uma primeira leitura, as principais ONGs ambientalistas consideraram que o compromisso climático proposto é uma reviravolta “histórica” que torna irreversível a transição a uma economia de baixo carbono. Apesar disso, consideram que a partir de agora será necessário pressionar os governos e as empresas a cumprir o acordo e aumentar suas ambições.

Hollande também lançou um claro apelo aos representantes dos 195 países: “A França lhes pede que adotem o primeiro acordo universal da história das negociações climáticas”. “É muito raro na vida ter a oportunidade de mudar o mundo, e vocês estão tendo”, acrescentou o presidente francês, que foi acolhido com aplausos.

Tanto Hollande como Fabius, que foi quem manteve conversações com os ministros durante os últimos dias, apelaram à responsabilidade dos negociadores. “Não foram satisfeitas as exigências de todos”, argumentou o presidente. Mas não vamos ser julgados por uma palavra, “mas pelo conjunto do texto”. Está em jogo nossa credibilidade coletiva.

"Estamos quase no final de nosso caminho", disse Fabius. "O mundo inteiro está segurando o fôlego e conta com todos nós", acrescentou. "É o melhor equilíbrio possível", afirmou ele sobre o texto final do acordo. Fabius admitiu que não pode agradar aos 195 países, que em muitos casos têm seus interesses contrariados, mas que cada um poderá voltar à "casa com a cabeça erguida e com conquistas importantes".

"O mundo inteiro está segurando o fôlego e conta com todos nós", concluiu o ministro francês de Relações Exteriores, que foi interrompido por aplausos em sete vezes. Entre os presentes durante a apresentação do texto estavam o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, – que se encarregou de coordenar os negociadores de seu país durante a cúpula – e também o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

No texto final apresentado por Fabius, a meta estabelecida é de que o aumento máximo da temperatura média do planeta não supere os 2o C em relação aos níveis pré-industriais, e abre-se a possibilidade de baixar esse objetivo a 1,5o C. Cientistas ressaltaram que, após décadas de emissões de gases de efeito estufa, já não é possível conter o aquecimento do planeta. O que se busca agora é tentar que o aumento da temperatura não passe da barreira dos 2o C, para evitar consequências catastróficas. Para isso, é necessário limitar as emissões desses gases, principalmente o dióxido de carbono.

Leia aqui, em inglês, a íntegra do acordo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Países assinam em Paris histórico acordo contra a mudança climática - Instituto Humanitas Unisinos - IHU