Secundaristas se organizam com “manual de como travar uma avenida”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Dezembro 2015

Enquanto o Governo Alckmin se articula com dirigentes de ensino para tentar desmobilizar os estudantes contrários à reorganização escolar no Estado de São Paulo, cujo decreto deve sair nesta terça, os alunos se organizam elaborando manuais para orientar ocupações em escolas, direitos jurídicos e até "como travar uma avenida".

A reportagem é Marina Rossi, publicada por El País, 30-11-2015.

Manual de como travar uma avenida, do coletivo O Mal Educado

O material, feito pelo coletivo O Mal Educado, dá dicas como "escolha uma avenida próxima à escola e que seja bastante movimentada. De preferência, faça o ato pela manhã entre as 6h e as 9h. Se for um cruzamento de duas avenidas, melhor ainda!".

Nas últimas semanas, os estudantes não foram para as ruas, e usaram a estratégia de ocupar o maior número de escolas possível para se manifestar — eram 190 até a publicação desta reportagem. A tática começou a mudar com a divulgação de um áudio neste domingo pelo coletivo Jornalistas Livres. Na conversa do chefe de gabinete da secretaria de Educação, Fernando Padula Novaes, com dirigentes de ensino, ele anuncia um decreto para esta terça sobre a reorganização. Propõe "ações de guerra contra a mobilização. “A gente vai brigar até o fim e vamos ganhar e vamos desmoralizar [os oponentes]”.

Na manhã desta segunda-feira, o roteiro do manual foi seguido à risca por alunos da escola Fernão Dias, no bairro de Pinheiros. Logo pela manhã, os estudantes fecharam o cruzamento da avenida Faria Lima com a Rebouças. Levaram cadeiras para ajudar no bloqueio, faixas e cartazes. Uma nova manifestação está marcada para a noite desta segunda e para a manhã desta terça-feira, quando o decreto será publicado.

Entrando na terceira semana, a mobilização estudantil ganha cada vez mais caráter de jogo de resistência. Contra os alunos conta o desgaste natural pelo prolongamento da ocupação e a pressão de grupos de pais preocupados com os dias de aula perdidos ante a proximidade das provas finais. Contra Alckmin conta a simpatia angariada pelo movimento e a determinação da Justiça de suspender ações de reintegração de posse.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Secundaristas se organizam com “manual de como travar uma avenida” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU