Arquidiocese de Mariana e MAB entregam documento a presidente

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 13 Novembro 2015

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), se encontraram com a presidente Dilma Rousseff e o governado Fernando Pimentel, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 12 de novembro.

A reportagem é do portal da Arquidiocese de Mariana - MG, 12-11-2015. 

Durante o encontro foi entregue a presidente um plano de tratamento das comunidades e famílias desabrigadas assinado pela Arquidiocese e o MAB. Esse documento é fruto do debate com os atingidos e contém seis importantes pontos.

A presidente também conversou com os representantes do MAB e perguntou como estão os trabalhos junto as famílias, em Mariana. Na conversa, Dom Geraldo reafirmou a importância do movimento na situação.

Sobrevoou a área atingida 

Após a reunião, dois helicópteros sobrevoaram a cidade de Mariana para visualizar os estragos feitos pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém. Em um deles estava Dom Geraldo e representantes do MAB, em outro a presidenta Dilma Rousseff, o governado Fernando Pimentel e outros políticos.

A militante do MAB, Alex Sandra Marinho, conta que deu para perceber bem o que as pessoas estavam contado. “Foi muito angustiante ver as imagens, não só pelo desastre, mas por todo o rastro deixado pela mineração na região. Tudo agora é lama. O Rio Doce agora só tem lama e as matas estão todas devastadas".

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR e Brasil de Fato.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arquidiocese de Mariana e MAB entregam documento a presidente - Instituto Humanitas Unisinos - IHU