Papa anuncia o nascimento da Congregação para os leigos

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • Por que o Papa Francisco não tem medo de um cisma

    LER MAIS
  • Os 12% do presidente – em que lugar da sociedade habita o bolsonarista convicto?

    LER MAIS
  • Comunhão na Igreja dos EUA ''já está fraturada''. Entrevista com Massimo Faggioli

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Jonas | 23 Outubro 2015

Ao iniciar a sessão plenária do Sínodo, hoje à tarde, o Papa Francisco confirmou aos padres sinodais o nascimento de uma nova Congregação vaticana que englobará os Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família, atualmente conduzidos respectivamente pelo cardeal Stranislaw Rylko e pelo bispo Vincenzo Paglia. A Congregação terá conexões com a Pontifícia Academia para a Vida, mas esta não será absorvida pelo novo dicastério, porque se trata de uma área que depende de si e em cujo interior colaboram, inclusive, expoentes de outras confissões religiosas e não crentes.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 22-10-2015. A tradução é do Cepat.

“Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre os leigos, a família e a vida, que substituirá o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, e ao qual estará vinculada a Pontifícia Academia para a Vida” – disse o Papa Francisco. E, por isso, apontou que criou uma comissão especial que redigirá “um texto que delineie canonicamente as competências do novo dicastério, e que será submetido à discussão do Conselho de Cardeais, que se realizará no próximo mês de dezembro”.

O Papa torna sua, desta maneira, a recomendação do “C9”, o conselho dos cardeais que o ajuda na reforma da Cúria e no governo da Igreja universal. Desde fins de 2013, falava-se desta solução, mas durante os encontros dos últimos meses o projeto foi examinado e definido. Francisco instituirá uma comissão encarregada de ajustar o regulamento do novo dicastério, sempre em estreita colaboração com o conselho dos cardeais.

Trata-se de um mais um passo na reforma da Cúria. Um plano que não surge de um só golpe, mas, vai se delineando pouco a pouco: primeiro, com o nascimento da Secretaria para a Economia, depois com a definição da Secretaria para as Comunicações e, agora, com a criação da nova Congregação especificamente dedicada à família e aos leigos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa anuncia o nascimento da Congregação para os leigos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV