Os últimos ecos da visita do Papa ao Paraguai

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • 23 razões para participar da Greve Climática desta sexta-feira

    LER MAIS
  • Cisma: uma noção que mudou ao longo dos séculos. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Vozes que desafiam. Etty Hillesum, a mística da resistência e do enfrentamento ao ódio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 20 Julho 2015

O apresentador da CNN em espanhol ficou maravilhado com o comportamento do país, e disse: “Tiro meu chapéu ao Paraguai. É incrível este país. Conheçam-no! Paraguai, o país católico por excelência”.

A reportagem é de Joseantonio Rafael Soto e publicada por Religión Digital, 18-07-2015. A tradução é de André Langer.

“Os mais belos votos de boas-vindas que me tocou viver em 25 anos de trabalho”, manifestou um dos correspondentes italianos. E o próprio porta-voz, o representante do Papa, declarou que foi a acolhida mais impactante do giro do Papa pela América. “Foi a melhor acolhida”. Referia-se, sobretudo, à maravilhosa acolhida feita no aeroporto, e durante todo o trajeto até a Nunciatura, mas confessando que isto se repetiu em todos os lugares, e louvou grandemente o calor humano e a hospitalidade das pessoas.

Os jornalistas ficaram, como se vê, gratamente surpresos, mas quem não ficou surpreso foi o próprio Papa, pois conhece muito bem este povo e não espera menos dele. E estas são suas palavras: “O paraguaio tem a energia e o dom da pessoa que Jesus quer para o mundo. Se querem sentir a fé em Deus, devem ter um amigo paraguaio”.

O uso do guarani foi outra coisa muito impactante em nível mundial, assim como a música e as danças, o colorido, etc. O Paraguai, oficialmente é bilíngue, e o guarani é a língua materna, a que se identifica com o povo paraguaio.

O respeito por essa língua também causou admiração entre os correspondentes. Eis suas palavras: “Que respeito os paraguaios têm por sua língua nativa, pelo guarani! Não tínhamos conhecimento disso, e eu penso que se há na América um país que tenha este respeito é o Paraguai. É um povo que tem um grande respeito por sua língua, e é hora que demos crédito a algo que não houve em outro país”.

Aproveitou-se esta visita do Papa para pedir-lhe a beatificação de Chiquitunga [María Felicia Guggiari], uma mulher muito comprometida desde jovem com o Senhor e com sua Igreja, e que aos 30 anos ingressou no Carmelo de Assunção.

Esteve apaixonada por um outro jovem militante cristão, o doutor Angel Sauà, mas confessou que era verdade que estava apaixonada por ele, mas que estava mais apaixonada por Jesus.

Foi dito sobre ela: “Foi uma mulher simples, que não fez nada de extraordinário, mas tudo o que fez, o fez extraordinariamente bem. Com seu sorriso teve amor pelos pobres... e pelos mais necessitados. Ela tinha qualidades extraordinárias, era uma líder, mas, apesar desta qualidade, fazia as coisas para que as outras pessoas aparecessem e não ela”.

Em vários momentos os bispos manifestaram ao Papa o desejo da primeira santa paraguaia, tanto na missa de Caacupé, como no almoço que teve com eles.

O Papa manifestou seu interesse pelo tema e disse que iria perguntar ao cardeal encarregado pelas canonizações em que ponto estava o caso.

Quando na missa de Caacupé o bispo manifestou ao Papa o desejo de ter a primeira santa paraguaia, as pessoas começaram a gritar: “Chiquitunga, santa já!” E repetiram essas palavras várias vezes durante a visita.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os últimos ecos da visita do Papa ao Paraguai - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV