“Tudo está em relação, tudo é conexo”. A 'Laudato Si'' e a ecologia integral do Papa Francisco

Revista ihu on-line

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Mais Lidos

  • Os Arautos do Evangelho não reconhecem o Comissário do Vaticano, dom Raymundo Damasceno Assis

    LER MAIS
  • Pacto das Catacumbas pela Casa Comum. Por uma Igreja com rosto amazônico, pobre e servidora, profética e samaritana

    LER MAIS
  • A ideologização da Sociologia (além de uma simples distração). Artigo de Carlos A. Gadea

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Junho 2015

"A perspectiva focal sobre a qual se rege a encíclica é aquela da “ecologia integral”. De um ponto de vista conceitual, o Papa Francisco assume o termo “ecologia” não no significado genérico e frequentemente superficial de alguma preocupação “verde”, mas no sentido bem mais profundo de entendimento de todos os sistemas complexos, cuja compreensão requer que se ponha em primeiro plano a relação das partes singulares entre si e com o todo", escreve Giacomo Costa, jesuíta, diretor da revista Aggiornamenti Sociali, em artigo publicado por Huffingtonpost, 18/06/2015.

Segundo ele, "a referência é à imagem de ecossistema".

A tradução é de Benno Dischinger.

Eis o artigo.
 

“Tudo está em relação”, “tudo é coligado”, “tudo está conectado”: este é o refrão que atravessa a ‘Laudato si’, a esperada encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, e é até a verdadeira e própria base sobre a qual o texto é construído.

Como frequentemente acontece, a recepção da encíclica favorece a circulação de trechos específicos  ou a caça de citações “com efeito”, com o risco de reduzi-la a um acúmulo de máximas sobre uma série disparatada de argumentos (clima, água, biodiversidade, OGM, etc.). Deste modo se perde de vista o que confere coerência a um texto que é longo e articulado, mas bem outra coisa do que fragmentário. A perspectiva focal sobre a qual se rege a encíclica é aquela da “ecologia integral”. De um ponto de vista conceitual, o Papa Francisco assume o termo “ecologia” não no significado genérico e frequentemente superficial de alguma preocupação “verde”, mas no sentido bem mais profundo de entendimento de todos os sistemas complexos, cuja compreensão requer que se ponha em primeiro plano a relação das partes singulares entre si e com o todo. A referência é à imagem de ecossistema.

A ecologia integral se torna assim o paradigma capaz de manter unidos fenômenos e problemas ambientais (aquecimento global, poluição, exaustão dos recursos, desflorestamento, etc.) com questões que normalmente não são associadas à agenda ecológica em sentido estrito, como a habitabilidade e a beleza dos espaços urbanos ou a superlotação dos transportes públicos.

Ainda mais, a atenção aos elos e às relações permite utilizar a ecologia integral também para ler a relação com o próprio corpo (n. 155), ou as dinâmicas sociais e institucionais em todos os níveis: “Se tudo está em relação, também o estado de saúde das instituições de uma sociedade comporta consequências para o ambiente e para a qualidade da vida humana [...] Em tal sentido, a ecologia social é necessariamente institucional e atinge progressivamente diversas dimensões que vão do grupo social primário, a família, até a vida internacional, passando pela comunidade local e a Nação” (142).

A potência do paradigma da ecologia integral aparece em sua capacidade de análise e, portanto, de traçar uma raiz comum a fenômenos que, tomados separadamente, não podem realmente ser compreendidos: “Não existem duas crises separadas, uma ambiental e outra social, e sim juma só e complexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma concepção integral para combater a pobreza, para restituir a dignidade aos excluídos e, ao mesmo tempo, para cuidar da natureza” (n. 139). Com outras palavras, “não podemos deixar de reconhecer que uma real concepção ecológica se torna sempre uma concepção social que deve integra a justiça na discussão sobre o ambiente, para escutar tanto o clamor da terra quanto o clamor dos pobres” (n. 49).

Esta impostação permite integrar e compreender plenamente o alcance também das pequenas ações cotidianas de atenção ao ambiente que o Papa Francisco nos propõe: “evitar o uso de material plástico ou de papel, reduzir o consumo de água, diferenciar os rejeitos, cozinhar somente quanto razoavelmente se poderá comer, tratar com cuidado os outros seres vivos, utilizar o transporte público ou compartilhar um mesmo veículo entre várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes inúteis, e assim por diante” (n. 211). Quando partem de motivações profundas, estes gestos não são “ascéticos deveres verdes”, mas atos de amor que expressam a nossa dignidade.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Tudo está em relação, tudo é conexo”. A 'Laudato Si'' e a ecologia integral do Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV