Importante ativista oferece-se para trabalhar em comissão vaticana de proteção contra abuso infantil

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • O ataque ao Capitólio e a tentativa de golpe contra o Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • “A pandemia demonstrou as consequências de 40 anos de neoliberalismo”, avalia Joseph Stiglitz

    LER MAIS
  • Carta ao Povo Brasileiro: por vacina para todos, retorno do auxílio emergencial, mais recursos para o SUS e Fora Bolsonaro

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


17 Março 2015

VATICANO: Um destacado ativista antiabuso se ofereceu para liderar a comissão de proteção infantil do Vaticano. Peter Saunders, o cessante chefe-executivo da Associação Nacional de Pessoas Abusadas na Infância – NAPAC (na sigla em inglês), já é membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e Adultos Vulneráveis, órgão do Vaticano.

A reportagem foi publicada pelo jornal The Tablet, 13-03-2015. A tradução de Isaque Gomes Correa.

Mas numa entrevista ao jornal The Tablet nesta semana, Saunders disse que gostaria de ver esta comissão reforçada, com uma missão estendida para lidar diretamente com as acusações de abuso.

Atualmente, a comissão, que conta especialistas de várias partes do mundo, é composta por apenas um sacerdote, o Pe. Bob Oliver, e a sua próxima reunião só deve acontecer em outubro.
Saunders disse que estaria disposto a presidir a comissão e trabalhar em estreita colaboração com os demais membros. Entre este, está a baronesa Sheila Hollins, psiquiatra britânica, e Marie Collins, sobrevivente irlandesa de abusos clericais e ativista.

Ele acrescentou que gostaria de ver a comissão se tornar o “FBI da Igreja, formada por leigos, para que as pessoas possam vir até mim e a outros membros em vez de recorrerem a outros órgãos”. Disse também que entre estes “outros órgãos” está a Congregação para a Doutrina da Fé – CDF, que, segundo Saunders, “não se encontra pronta para a tarefa”.

O ativista, que está deixando o seu trabalho na NUPAC para se concentrar no trabalho da Igreja e em outros comitês, diz que vem sendo inundado de mensagens enviadas por sobreviventes que afirmam ainda estarem sendo ignorados quando apresentam denúncias aos líderes eclesiásticos em seus países.

A grande maioria das conferências episcopais do mundo possui diretrizes sobre como responder às acusações de abuso. Em muitos casos, os protocolos não exigem nenhuma acusação formal para que seja relatada às autoridades civis competentes.

Respondendo à proposta, a Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres – SNAP (na sigla em inglês) comentou: “Esperamos que as autoridades vaticanas contratem Peter Saunders para chefiar a comissão, mas somente se eles estiveram preparados para financiar, por completo, o trabalho do grupo e dar a ele um amplo campo de atuação. Embora não tenhamos certeza de que o painel papal antiabuso do qual ele participa tenha muitas chances de fazer alguma diferença, nós apoiamos qualquer movimento que diminua o papel do clero em lidar com os crimes cometidos e acobertamentos”.

Saunders, que é católico, e a organização caritativa em que participa ganharam destaque devido ao trabalho realizado junto aos sobreviventes abusados por Jimmy Savile, ex-apresentador do canal BBC. Após a morte deste, ficou-se sabendo que ele fora um criminoso sexual em série.

Saunders deve participar na investigação do governo sobre abusos sexuais infantis a ser conduzida pela juíza neozelandesa Dame Lowell Goddard.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Importante ativista oferece-se para trabalhar em comissão vaticana de proteção contra abuso infantil - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV