Vaticano suspende sanções a teólogo irlandês

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Mai 2014

O teólogo moral Sean Fagan, 86, da ordem dos maristas, estava sujeito à sanção da Congregação para a Doutrina da Fé havia seis manos. O superior geral da congregação marista em Roma, o Pe. John Hannan, confirmou que Fagan é, agora, “um padre de boa reputação” do ponto de vista da Igreja.

A nota foi publicada pela revista America, 19-05-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Um padre irlandês que estava proibido de escrever por parte do Vaticano devido a suas opiniões sobre a sexualidade humana teve a medida suspensa.

O teólogo moral Sean Fagan, 86, da ordem dos maristas, estava sujeito à sanção da Congregação para a Doutrina da Fé havia seis manos. O superior geral da congregação marista em Roma, o Pe. John Hannan, confirmou que Fagan é, agora, “um padre de boa reputação” do ponto de vista da Igreja.

Mary McAleese, ex-presidente da Irlanda, teria escrito ao Papa Francisco pedindo sua intervenção no caso. O Pe. Fagan, que sofre com problemas de saúde há anos, foi o primeiro a ser disciplinado pela congregação doutrinal em 2008 na sequência da publicação de seu livro “Whatever Happened to Sin?” [O que aconteceu com o pecado?]. Em 2010, o autor foi informado pelo cardeal William J. Levada, então prefeito da Congregação, que seria desligado do sacerdócio caso escrevesse para publicação qualquer material considerado contrário à doutrina da Igreja.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano suspende sanções a teólogo irlandês - Instituto Humanitas Unisinos - IHU