Lombardi garante que “não há novidade” sobre os arquivos de Pio XII

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Jonas | 22 Janeiro 2014

O porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou que “não há nenhuma novidade importante” sobre a possível abertura dos arquivos vaticanos a respeito do pontificado de Pio XII.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 20-01-2014. A tradução é do Cepat.

Nesse sentido, explicou que “a abertura dos arquivos vaticanos” sobre o pontificado de Pio XII, sua relação com o regime nazista e sua atitude diante da Shoah – termo hebreu utilizado para se referir ao Holocausto – “está no programa há muitos anos”.

Também comentou que a análise dos documentos “requer um tempo prévio para a ordenação, antes de se realizar buscas neles”. Assim, concluiu que os arquivos serão abertos assim que for “completada a classificação”.

Lombardi realizou esta afirmação após a reunião amistosa e fraternal que teve com o Papa e com o rabino argentino Abraham Skorka, amigo íntimo do papa Francisco, que declarou ao jornal “Sunday Times” que acredita que “o Papa abrirá os arquivos”.

“A posição diante da abertura dos arquivos do Vaticano e dos diversos documentos sobre o pontificado de Pio XII, que no momento estão fechados, é uma questão que há décadas é acompanhada pela Santa Sé e várias vezes confirmada”, explicou Lombardi, em referência aos comentários do rabino argentino, amigo há anos do papa Francisco.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lombardi garante que “não há novidade” sobre os arquivos de Pio XII - Instituto Humanitas Unisinos - IHU