Índios criticam leilão e acusam ruralistas de enfraquecer Funai

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Dezembro 2013

Reunidos em “Ato em Apoio aos Direitos dos Povos Indígenas”, índios criticaram o “Leilão da Resistência”, realizado neste sábado (7), em Campo Grande, e acusaram a bancada ruralista de enfraquecer a Funai (Fundação Nacional do Índio).

“O leilão é totalmente ilegal, os fins do evento são ilícitos”, avaliou o índio Luiz Henrique Elóy. Ele, inclusive, foi um dos advogados que assinou ação com pedido de liminar para barrar o evento. A decisão até saiu, mas foi revertida em recurso dos produtores na noite do dia 6 de dezembro.

A reportagem é de Lidiane Kober e Cleber Gellio e publicada por Campo Grande News, 08-12-2013.

Para Lindomar Terena, líder de APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o leilão mostra que “Mato Grosso do Sul é um Estado onde não existe mais lei”. “Vamos levar isso e denunciar para o fórum de direitos humanos”, disse.

Elóy ainda atacou a bancada ruralista e a acusou de agir contra a Funai. “Hoje, a Funai é fraca, sem verba e sem infraestrutura por ação da bancada ruralista, que interfere nas emendas à fundação e, sem dinheiro, a instituição não consegue agir”, comentou.

Em contrapartida, ele está confiando em ações da União para resolver o conflito por terras em Mato Grosso do Sul. “Nós próximos, dias vai sair um plano de proteção às comunidades indígenas, tanto Guarani quanto Terena, não tenho detalhes, mas sei que a Funai está elegendo as áreas mais críticas do Estado para apresentar uma saída”, contou.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Índios criticam leilão e acusam ruralistas de enfraquecer Funai - Instituto Humanitas Unisinos - IHU