Carta do Padre Deomar De Guedes, pedindo a exclaustração dos Legionários de Cristo

Revista ihu on-line

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Mais Lidos

  • III Jornada Mundial dos Pobres: o papa almoçará com 1500 convidados

    LER MAIS
  • “O Papa não é liberal, é radical”, afirma cardeal Kasper

    LER MAIS
  • III Dia Mundial dos Pobres. A Centralidade dos Pobres na Igreja e na Sociedade

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 08 Novembro 2013

Segue a carta com a qual o Pe. Deomar de Guedes comunica sua decisão de solicitar a exclaustração dos Legionários de Cristo. A carta está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 07-11-2013. A tradução é de André Langer.

Eis a carta.

Roma, 06 de novembro de 2013.

Aos legionários de Cristo e aos membros do Regnum Christi

Estimados em Cristo,

A pedido do cardeal Velasio De Paolis envio-lhes estas linhas para comunicar-lhes uma decisão pessoal que tomei diante do Senhor.

Como sabem, em janeiro de 2012, Sua Eminência convidou-me para fazer parte do Conselho Geral dos Legionários de Cristo, depois da consulta realizada no final de 2011, na qual muitos de vocês me deram sua confiança. Aproveito esta ocasião para agradecer ao cardeal e seus conselheiros pessoais pela confiança que depositaram em mim.

Em março de 2012, comecei a desempenhar esta missão, à qual me entreguei com paixão e totalidade para contribuir de uma maneira construtiva ao desafio de conseguir a autêntica e profunda renovação dos Legionários de Cristo e do Regnum Christi, pedida pelos Papas Bento XVI e Francisco.

Hoje, depois de uma longa e profunda reflexão, a partir da Lectio Divina, feita para encontrar respostas e apoiado por meu diretor espiritual, reconheço e aceito que não tenho forças para continuar neste cargo.

Olhando o exemplo do Papa emérito Bento XVI, vejo que o melhor para os Legionários de Cristo neste momento é que me retire deste processo. Faço-o com paz agora porque todo o meu trabalho já está feito e o que resta a fazer são aspectos práticos para a organização do Capítulo Geral.

Solicitei três anos de exclaustração para fazer um discernimento mais sereno sobre a minha permanência nos Legionários de Cristo. O cardeal Velasio De Paolis, com dor, mas com muita compreensão e bondade, concedeu-me um ano para que possa recuperar forças e completar este discernimento pessoal.

Serei acolhido na Arquidiocese de Brasília, Brasil, onde o arcebispo Sérgio da Rocha e seu presbitério me receberão nos próximos dias.

Aproveito para agradecer a todos os meus irmãos legionários, sobretudo aqueles que me apoiaram nesta missão; a todos os grandes amigos que fiz aqui e que até o último momento me brindam seu apoio incondicional, afeto e estima.

Agradeço também aos membros consagrados do ramo masculino a quem dirijo uma afetuosa saudação cheia de gratidão e estima. Vocês conhecem meu apreço por sua vocação e seu espírito evangélico.

Minha gratidão vai, além disso, às minhas irmãs consagradas a quem admiro e de quem sempre recebi tanta amizade e o consolo de sua maternidade espiritual.

Finalmente, agradeço a todos os membros seculares do Regnum Christi com quem pude compartilhar minha vida nestes 21 anos de serviço a Cristo nos Legionários de Cristo.

Seguirei encomendando em minha oração o processo de renovação do Movimento e dos Legionários de Cristo, sobretudo as assembleias gerais e o Capítulo Geral. Peço a todos a sua oração nesta nova etapa da minha vida.

Com sincero afeto e estima,

Pe. Deomar De Guedes, LC.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carta do Padre Deomar De Guedes, pedindo a exclaustração dos Legionários de Cristo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV