Um automóvel para cada três pessoas no Vale do Sinos

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • "O pior de tudo em Manaus é a sensação de impotência"

    LER MAIS
  • “Pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio”, apelam os bispos do Amazonas e Roraima

    LER MAIS
  • O testamento de Dom Jacques Noyer, bispo francês - " “O celibato eclesiástico é uma falsa aventura"

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


24 Setembro 2013

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul (RS) tem como estimativa populacional para o COREDE do Vale do Rio dos Sinos, 1.298.362 habitantes em 2011. Esta referência da população do Vale e os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) de agosto de 2013 indicam que há na região um automóvel pra cada três habitantes, equivalendo aos dados do estado.

A frota total existente na região do Vale do Sinos que reúne automóveis, motocicletas, motonetas, ciclomotores, ônibus e microônibus, tratores, utilitários, caminhonetes, camionetas e outros veículos totalizam 1.930.717 veículos, representando 12% do total da frota de veículos terrestres do estado.

Motocicletas e motonetas são 124.955 na região, representam 11,8% do total destes veículos no RS. Os municípios de Canoas e Novo Hamburgo concentram 43% desta frota de veículos da região.

O transporte coletivo reúne no Vale 4.813 ônibus e micro-ônibus, sendo que om maior número de unidades está em Canoas. Importante destacar que este tipo de transporte garante melhores condições de mobilidade e de sustentabilidade ambiental, que é também econômica e social.

Os dados aqui compilados apresentam a frota de veículos dos municípios e região, que apresenta o desafio de projetar e qualificar, politicas públicas de mobilidade urbana que são de responsabilidade dos governos municipais e estadual e da sociedade civil. Esta é uma exigência para o Vale do Sinos, que tem sua população cada vez mais concentrada em área urbana. A análise crítica e propositiva desta realidade constitui-se como propósito do ObservaSinos, em vista da afirmação de padrões de uma includente e sustentável.

Os dados aqui apresentados foram reunidos e sistematizados pela equipe do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, a fim de indagar: o que fazer para transformar esta realidade?

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um automóvel para cada três pessoas no Vale do Sinos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV