Papa Francisco encontrará Gustavo Gutierrez

Papa Francisco encontrará, nos próximos dias, Gustavo Gutierrez, um dos pais da Teologia da Libertação.

A informação é divulgada, entre outros, pela revista francesa La Vie, 10-09-2013, reproduzindo a informação da agência Apic. Segundo a revista francesa, a informação foi dada, no dia 08 de setembro por D. Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

A notícia também é destaque no Washington Post, 10-09-2013, sob o título: "Liberation theology finds new welcome in Pope Francis’ Vatican".

Müller, depois de ter mostrado as convergências entre a Teologia da Libertação e o ensinamento da Igreja católica anunciou o encontro do teólogo peruano com Bergoglio e o também o andamento do processo de beatificação de D. Oscar Romero, assassinado em 1980, pela ditadura militar de El Salvador.

Sem dúvida, são notícias importantes que assinalam um renovada atenção positiva para a Teologia da Libertação e a opção pelos pobres na Igreja católica.

Convém recordar qeu Müller foi aluno de Karl Lehmann, ligado a Karl Rahner, mas também amigo de Joseph Ratzinger que o escolheu como curador da 'opera omnia'. Uma pessoa, enfim, que pela sua trajetória pode fazer a ponte entre as diversas vertentes da teologia católica.

Gustavo Gutierrez, no dia 5 de setembro, proferiu uma conferência no Congresso da Associação Teológica Italiana, em Seveso, e no Festival de Mantova.

A primeira parte da conferência em Seveso, pode ser acessada clicando aqui.

A segunda parte da conferência pode ser acessada clicando aqui.