Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

O CELAM e o Vaticano lançam uma plataforma virtual para impulsionar a colegialidade eclesial

Um mês depois do encontro entre o Papa Francisco e o Comitê de Coordenação do CELAM, o Conselho Episcopal Latino-americano lança uma nova plataforma de comunicação digital, cujos destinatários privilegiados serão os bispos de toda a América Latina e do Caribe.

A reportagem está publicada no sítio do CELAM, 30-08-2013. A tradução é de André Langer.

Poderíamos nos perguntar, se esta nova plataforma está vinculada ao que o Papa Francisco expressou em seu encontro com os bispos do CELAM. E a resposta é sim. O sentir do Papa é o sentir do CELAM, que Deus é o Deus próximo do povo, e este é o objetivo do Episcopo.net, a nova plataforma: proporcionar – para dizer com o Papa Francisco – a proximidade que cria comunhão e pertença, que proporciona o encontro, que, como destacava no Rio, “é proximidade que toma a forma do diálogo e cria uma cultura do encontro”.

O Episcopo.net nasce como resposta a uma necessidade e com um diagnóstico comunicativo realizado pelo CELAM, dada a sua vocação, como destacou o Papa Francisco ao dizer: “Há 57 anos que o CELAM serve as 22 Conferências Episcopais, colaborando para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade episcopal e a comunhão entre as Igrejas da Região e seus Pastores”. A plataforma foi projetada e implementada pela RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina –, através do Centro Guadalupe, e é um empreendimento do CELAM em conjunto com o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) com o qual desenvolve diferentes programas de comunicação, em comunhão efetiva e afetiva.

Uma experiência piloto que confirma uma necessidade

Um ano e meio de experiência piloto da plataforma em toda a Igreja da América Latina e Caribe, com o CELAM e com diferentes instâncias do Vaticano, certificam uma plataforma muito acessível, com tecnologia simples, com a possibilidade de ser utilizada em qualquer lugar onde o usuário contar com um computador e acesso à internet. São, ao mesmo tempo, tecnologias que se adaptam à América Latina, portanto, inclusivas e de alta segurança.

Um dos grandes desafios da plataforma é seu baixo custo, que permite economizar recursos evitando viagens, deslocamentos e outros custos. Economiza-se dinheiro e tempo, ao mesmo tempo em que se melhora a capacidade da comunicação, facilitando colaborativamente a comunhão dos bens e a distribuição dos mesmos.

Múltiplos serviços

A plataforma oferece quatro importantes serviços: a) Dez salas virtuais de videoconferências para uso pessoal e grupal de até 25 pessoas. b) Um auditório virtual de 500 pessoas, para eventos, congressos e simpósios. c) Uma área de formação, informação e comunicação à disposição dos bispos no portal. d) Contas de correio eletrônico epíscopo.net com certificado de segurança e encriptação. Trata-se de um portal integrado para oferecer um único ponto de entrada aos usuários onde encontram os serviços, a informação sobre eles e a ajuda necessária para utilizá-los.

Múltiplas expressões de comunicação no período da experiência piloto marcaram o desenvolvimento do Episcopo.net. Apresentaremos, na sequência, alguns poucos exemplos:

– O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e o CELAM desenvolveram o lançamento do Observatório da Nova Evangelização na América Latina e Caribe em vinculação com universidades, imprensa e Conferências Episcopais.

– Da mesma maneira, o CELAM reuniu-se durante 2012 com 18 dos 22 Departamentos de Comunicação das Conferências Episcopais.

– Vários conventos de religiosas enclausuradas puderam reunir a congregação pelo Episcopo.net.

– A República Dominicana realizou um Congresso de Comunicação em que os conferencistas puderam se apresentar desde diferentes países através do Episcopo.net.

– Em Canelones, no Uruguai, cursos catequéticos para a diocese são desenvolvidos através da plataforma.

– No Brasil, começa a apresentação e implementação da rede.

– Os Departamentos do CELAM na Colômbia realizam suas variadas comunicações através da plataforma, preparando congressos, reunindo assessores ou especialistas, criando redes em diferentes disciplinas.

– Na Argentina, a Comissão de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal fortaleceu a rede regional através do uso constante da plataforma.

– A RIIAL realizou sua reunião continental virtual com a presença de todas as Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, em novembro de 2012, compartilhando o estado dos projetos que esta Rede está impulsionando como corpo e em cada país.

– O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) utiliza a plataforma em videoconferências temáticas, participação em reuniões conjuntas com o CELAM, ou diretamente em serviços do PCCS com as Conferências ou dioceses do continente.

– Dioceses da Colômbia a implementaram na comunicação interna das dioceses.

– Do México, o Presidente do CELAM participa de diferentes eventos através da plataforma, assim como os membros da Presidência e da Secretaria Geral.

– O Chile integrou ao programa do Congresso RIIAL continental os seus especialistas através da plataforma.

A nova plataforma é uma contribuição para a austeridade de vida que a Igreja na América Latina e Caribe deseja viver, além de uma possibilidade de interagir na comunhão entre bispos, Conferências Episcopais, estas com o CELAM, com o Vaticano, e internamente em cada diocese.

O Episcopo.net, é um passo para frente no desafiante caminho da colegialidade e da comunhão do Episcopado Latino-americano e do Caribe, nos vínculos diocesanos, nas Conferências Episcopais, nas regiões, em nível continental, com a Santa Sé e o mundo. Uma plataforma econômica, inclusiva, segura e acessível.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Aplaudo de pé a iniciativa do presidente do Equador. Rafael Correa nos representa na luta contra os..." Em resposta a: O Equador apresenta ao Vaticano seu plano para acabar com os paraísos fiscais
"Nota-se um grande desenvolvimento conceitual de ensino por parte das instituições cristãs, sobret..." Em resposta a: Há 237 anos Catarina ordenava que os jesuítas ignorassem a Bula Papal de supressão
"Tese, antítese e síntese: não gosto das coisas. Gosto de gostar e de não gostar das coisas, logo..." Em resposta a: Lançada Frente Nacional contra o "Projeto Escola sem Partido"

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium