Frases do dia

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que muda (para pior) no financiamento do SUS

    LER MAIS
  • Ou isto, ou aquilo

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia aumenta 212% em outubro deste ano, aponta Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

09 Maio 2013

Funai criticada... pela ministra

"A Funai não está preparada, não tem critérios claros para fazer gestão de conflito, não tem capacidade para mediação" – Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, assumindo o compromisso de  reformular  o sistema, que na prática esvazia os poderes da Funai – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Belo Monte

"Há grupos que usam os nomes dos índios (...) [para] impedir obras essenciais ao desenvolvimento” – Gleisi Hoffmann, ministra, atacando os críticos à construção da usina de Belo Monte – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Mineração em jogo

"O que se ouviu no Congresso passou dos limites. Falo como um deputado de oposição ao governo, mas o que está por trás disso é o projeto de mineração que está vindo para o Congresso. Os ruralistas estão querendo fazer mineração em terra indígena" - Ricardo Tripoli, deputado federal - PSDB-SP - Valor, 09-05-2013.

Eliminação

"Ninguém quer discutir a demarcação de terras dos brancos, a regularização fundiária. Este debate é péssimo. É um projeto agressivo e perverso de tentar eliminar os índios. Não é esta visão que temos que dar do Brasil" - Ricardo Tripoli, deputado federal - PSDB-SP - Valor, 09-05-2013.

Agronegócio

"Esta é só a mais recente reação - não é a primeira nem será a última - de setores do agronegócio que repetem seus argumentos. Foi assim no processo da Raposa Serra do Sol, e lá o Supremo Tribunal Federal tomou decisão contrária aos seus interesses. Eles têm que cumprir a lei. Ainda mais eles, que são deputados" - Marcio Meira, ex-presidente da Funai - Valor, 09-05-2013.

Falta de apetite

"O debate na Câmara é velho e ignora que as leis já asseguram um amplo espaço para o contraditório nas questões de demarcação. O que surpreende é a falta de apetite do ministro da Justiça para o debate de uma questão que, em última instância, compete a ele." – Marcio Santilli, ex-presidente da Funai – O Estado de S. Paulo, 09-05-2013.

Um décimo

"O povo não sabe de um décimo do que se passa contra ele próprio” – Geraldo Alckmin, governador de São Paulo – PSDB – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Guilhotina

"Se não, ia faltar guilhotina para a Bastilha, para cortar a cabeça de tanta gente que explora esse sofrido povo brasileiro"– Geraldo Alckmin, governador de São Paulo – PSDB – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Desolador

"O sujeito fica rico, bilionário, com fazenda, indústria, patrimônio e não acontece nada. E o coitado do honesto é execrado. É desolador” – Geraldo Alckmin, governador de São Paulo – PSDB – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

20 anos

"A corrupção, o paraíso é o Judiciário. Todo mundo diz: Na hora que for para Justiça vai resolver'. Vai levar 20 anos" – Geraldo Alckmin, governador de São Paulo – PSDB – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Desafio

“Um desafio: experimente contar, enquanto percorre a avenida Presidente Vargas, quantos ônibus avançam sinais e saem da faixa exclusiva. A impressão que dá é que, se todos os infratores fossem punidos, faltariam motoristas para atender a população” – Cristina Grillo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Mais Apta

“E a presidenta? Seu governo não rompeu - quer na prática, quer no discurso - com o ideário hegemônico. Entretanto, por todas as razões, a começar por sua identidade política, pela dialética da aliança que sustenta seu governo e pelo efeito polarizador da campanha que se prenuncia, é de longe sua a candidatura mais apta para servir à causa da alternativa” – Roberto Mangabeira Unger, professor na Universidade Harvard (EUA) – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Adaptação

“A Igreja Católica beatificou nova "Mãe dos Pobres", Nhá Chica, brasileira e filha de escravos. Negra. Mas sua imagem, usada na beatificação em Baependi, Minas, ostenta a tez pálida de certo tipo branco” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Nas nuvens

“O administrador do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, voltou ontem de Portugal e disse não estar frustrado com o anúncio de que o papa Francisco fará apenas um sobrevoo no monumento, em julho, quando estará no Rio. "Acontece", afirma. Ele acha que o pontífice vai gostar do passeio. "A vista de lá do alto é linda." – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Identidade e orientação sexual

“A orientação sexual de um indivíduo não precisa ser um traço relevante de sua identidade. Em geral, quando ela se estabelece como tal, é de maneira reativa” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Hetero e homossexuais

“Os heterossexuais assumidos e militantes são tão reativos quanto os homossexuais. Só que, hoje, os heterossexuais não reagem contra nenhuma discriminação; talvez eles estejam reagindo contra a única homossexualidade que os ameaça: a que eles reprimem neles mesmos” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Sem pagar? Absurdo!

"Em respeito ao direito de propriedade, autoral, intelectual, há mais de uma semana não recebo o meu clipping (da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) em protesto. Isso é um absurdo, usar coisas dos outros sem pagar" – Kátia Abreu, senadora - PSD-TO – e colunista do jornal Folha de S. Paulo – Folha de S. Paulo, 09-05-2013.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV