Sociedade, Religiões e Secularização. Debate com Charles Taylor

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • O psicanalista analisa o "vazio de sentido". "A técnica domina, a política não decide, os jovens consomem e ponto". Entrevista com Umberto Galimberti

    LER MAIS
  • ''Estamos vendo o início da era da barbárie climática.'' Entrevista com Naomi Klein

    LER MAIS
  • Necropolítica Bacurau

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

26 Abril 2013

Buscando refletir sobre sociedade, religiões e secularização, desde a amanhã de ontem, dia 24, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove um ciclo de debates com o filósofo canadense, Charles Taylor.

Nos dias 24 e 25 a temática é O debate liberais-comunitários: colóquio com Charles Taylos. Já nos dias 26 e 29 de abril o tema será Religiões e Sociedades nas trilhas da secularização. Diálogos com Charles Taylor.

Além das palestras e debates centrais, o evento promove mesas redondas, diálogos, entrevistas e apresentações de trabalhos.

A reportagem, a entrevista e as fotos são publicados pelo blog Alegrai-vos, 25-04-2013.

Considerando a primeira visita de Charles Taylor ao Brasil, o Alegrai-vos conversou com ele sobre sua relação com os brasileiros e a importância deste evento para a reflexão acadêmica. (Nota da IHU On-Line: o blog é uma iniciativa dos estudantes de teologia da Diocese de Caxias do Sul-RS).

Eis a entrevista.

Esta é a primeira vez que o senhor vem ao Brasil? Qual sua impressão sobre o país?

Sim, esta é a primeira vez. Eu ainda não tenho uma opinião formada. Eu apenas vi uma pequena parte do Brasil e, obviamente, o país é muito grande. Por isso, não posso dizer que o conheço. Eu recém cheguei a Porto Alegre e, imediatamente, vim a São Leopoldo. Não tenho opinião sobre o Brasil.

E sobre a oportunidade de visitar o nosso país?

É muito bom. Nós vamos para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e visitar o Nordeste. Com certeza gostarei. Já tinha ouvido falar sobre estas regiões.

Qual é a importância deste evento para as reflexões acadêmicas filosóficas para o Brasil?

Algumas das questões que foram trabalhadas aqui, eu já tinha ouvido. O interessante daqui é que é uma sociedade em extensão e pluralidade enormes. Nós estamos vivendo estes mesmos problemas na região de onde venho (norte ocidental). Em particular, o Brasil é uma sociedade com uma religiosidade plural, que vem se diversificando nos últimos 50 anos. O modo como as pessoas estão lidando com isso, interessa muito, porque a diversidade da população e a diversidade religiosa estão causando muitos problemas no norte ocidental. Uma causa das dificuldades em relação à religião é a “islãmofobia” e isto, para nós, principalmente no Quebec, nos ‘sufoca’. Tentamos medidas para contornar a situação. Estar no Brasil, país que vive bem com a pluralidade é uma boa experiência para nós.(Nota da IHU On-Line: Charles Taylor e sua esposa Aube, estão no Brasil).

Como o senhor avalia o trabalho da Filosofia no Brasil, de modo especial a reflexão sobre a secularidade e o debate sobre liberais comunitários?

Um dos objetivos da minha vinda aqui é conhecer o modo como os filósofos pensam sobre estes assuntos no Brasil. Os debates e reflexões têm sido muito interessantes. Levarei boas experiências.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sociedade, Religiões e Secularização. Debate com Charles Taylor - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV