Frases do dia

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Nota de apoio ao Padre Edson Adélio Tagliaferro. Mais de cem padres já assinaram

    LER MAIS
  • Bem comum e justiça social: agora mais do que nunca. Manifesto de mais 110 bispos, arcebispos e cardeais

    LER MAIS
  • Aquele vírus entre Darwin e Marx

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


29 Outubro 2012

Lula

“A eleição de Fernando Haddad, aliada ao triunfo petista em outras prefeituras paulistas importantes, não apenas tira Lula da sombra de Dilma, mas o garante no comando, de fato, do partido no pós-eleição” – Melchiades Filho, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

“É Lula quem vai definir se o Planalto repactuará de imediato ou deixará em modo de espera as relações com o governador Eduardo Campos (PSB-PE), outro vencedor de 2012” – Melchiades Filho, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

“Se Dilma montará um cerco a Aécio Neves, agora o tucano a ser abatido. Se o senador Lindbergh Farias romperá o pacto com o PMDB fluminense e se lançará num voo solo em 2014. Qual será o quinhão do neoparceiro Gilberto Kassab (PSD). E quem será o candidato do PT ao governo de São Paulo, fronteira final do projeto hegemonista do partido -um calouro como Dilma e Haddad (Alexandre Padilha), um sobrevivente (Aloizio Mercadante) ou o veterano supremo (ele próprio, Lula)” – Melchiades Filho, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Nulo

“Eu voto nulo há muito tempo. Mas me sinto desrespeitado em minha cidadania, já que meu voto é igualado ao voto em branco. Nas lições mais primárias de democracia, o voto nulo é um protesto, e o voto branco significa aceitação do resultado” – Hugo Possolo, palhaço e dramaturgo – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

“Ao não contabilizar o voto nulo, o Estado está me indicando que não posso protestar civilizadamente por meio da eleição” – Hugo Possolo, palhaço e dramaturgo – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Tudo dominado


“O diagnóstico feito por Lula e Dilma ontem, em conversa após a vitória de Haddad, é que o PSDB foi dizimado no Sul e no Sudeste. Citaram, além de São Paulo, Vitória como uma das principais derrotas dos tucanos. Avaliaram que o PSB de Eduardo Campos conquistou terreno da oposição” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Nem tudo

“Já Aécio Neves lista as vitórias de Arthur Virgílio (PSDB) em Manaus e de ACM Neto (DEM) em Salvador para relativizar o triunfo de Lula e Dilma. "Não há esse messianismo. Onde foram mais agressivos, perderam" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Vitrine

“Eduardo Campos, por sua vez, destaca a vitória do PSB em Campinas. "Abre a perspectiva de crescimento em São Paulo, vital para qualquer partido com aspiração nacional" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Petit comité

“Apesar de ter ficado fora da foto oficial, o ex-ministro Antonio Palocci estava entre os poucos convidados (entre eles Dilma) da festa de aniversário de Lula na sexta, em São Bernardo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Pente Fino

“Além de recorrerem a organismos internacionais, réus do mensalão estudam patrocinar o "julgamento do julgamento": juristas renomados analisariam os votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e a eventual fragilidade de algumas das decisões tomadas” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Conflito

“Um dos problemas de colocar a ideia em pé é encontrar profissionais dispostos a questionar, publicamente, ministros do STF. A maioria de juristas e advogados tem causas no tribunal” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Vira-lata

“Fala-se muito de como o "Primeiro Mundo é isso e aquilo". Acho isso papo de vira-lata. Toda vez que você ouvir alguém falando que a Europa "é outra coisa", você está diante de um vira-lata rondando a lata de lixo dos outros. A mesma coisa vale para os EUA, ainda que, nesse caso, vira-latas de esquerda jamais elogiem os EUA, mesmo que comprem iPads lá” – Luis Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

“Basílio Magno (século 4) criou a regra da vida monástica: estudar, contemplar, trabalhar. Uma atividade alimenta a outra, e as três formam o espírito. A sabedoria monástica é uma das maiores criações do espírito humano”– Luis Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

“Entre nós, dar "tudo" para os filhos até os 40 anos de idade é signo de sermos bons pais. E com isso preparamos adultos retardados e com futuras salas de visita cheias de fantasmas de nossa pobreza de espírito” – Luis Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 29-10-2012.

Frases do domingo

Bom produto

“Haddad foi um bom produto. Novo, cara boa, família adequada e da área de educação, com o melhor padrinho eleitoral do país, pesados recursos e uma plataforma certa de votos, fizesse chuva, fizesse sol” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

“Precisa mostrar que, além de bom produto eleitoral, é bom gestor (apesar do Enem) e político hábil, com autonomia e fôlego para chegar a ser uma nova Dilma. Falta muito chão. E sobram veneno e cascas de banana” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

São Nunca

“Quem conversa com Eduardo Campos tem ouvido do governador de Pernambuco que, se esperar até 2018 para ser candidato a presidente, Fernando Haddad terá virado o primeiro na fila sucessória do PT, caso se confirme sua eleição hoje. "Nunca chegará a vez dele", constata um aliado” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

Em etapas

“Estrategistas do PSB vislumbram pelo menos outros quatro candidatos em 2014: Dilma, Marina Silva, Aécio Neves (PSDB) e Marcelo Freixo (PSOL). Diante da pulverização, acham que Campos teria chances reais de ir ao segundo turno” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

Olga, Dirceu e Genoino

"Dirceu e Genoino foram condenados sem provas num julgamento contaminado. Isso vai entrar para a galeria de erros históricos do Supremo, ao lado da expulsão de Olga Benário" – Paulo Vannuchi, ex-ministro do governo Lula – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.


"O Judiciário deve ser um poder contramajoritário. É ele quem segura a multidão que quer matar os judeus, que quer matar os negros. Aqui aconteceu o contrário. Os ministros aderiram a um clamor para condenar" – Paulo Vannuchi, ex-ministro do governo Lula – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

Anistia

“O comissariado petista namora a ideia de apresentar um projeto ao Congresso anistiando seus caciques mensaleiros. O que farão quando um deputado apresentar outro projeto anistiando os demais? E se um engraçadinho entrar com um projeto de anistia para Fernandinho Beira-Mar? O mais provável é que a partir da noite de hoje o PT passe a falar mais do resultado eleitoral e menos do mensalão” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

Ideologia


"Se quisermos entender como a ideologia funciona hoje, devemos aprender a 'ler' os blockbusters de Hollywood ou fenômenos de massa como o Gangnam Style" – Slavoj Zizek, filósofo – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.

Sério

"Você pode ver uma imagem centenas de vezes, compartilhá-la, mas não precisa se envolver a ponto de levá-la a sério. É assim que muitos de nós tratam a política e a religião, como algo de que nos aproximamos, mas em que não acreditamos de fato” – Slavoj Zizek, filósofo – Folha de S. Paulo, 28-10-2012.



“É no Brasil que se decide o preço do pó” – Roberto Saviano, escritor e jornalista italiano jurado de morte pela máfia desde a publicação do livro Gomorra (2006), sobre o papel do Brasil no narcotráfico internacional – O Estado de S. Paulo, 28-10-2012.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV