''Há uma causa legítima de preocupação doutrinal'', afirma bispo sobre religiosas dos EUA

Revista ihu on-line

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho

Edição: 535

Leia mais

Mais Lidos

  • Usada por Moro e Dallagnol, tese de alteração das mensagens está cada vez mais fraca

    LER MAIS
  • “Quem disser ‘amo a Deus’, mas odeia o irmão, é mentiroso”. Entrevista com Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Resistência política dá o tom da parada LGBT de São Paulo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

13 Junho 2012

Um dos três bispos nomeados pelo Vaticano para supervisionar o grupo que representa a maioria das religiosas dos EUA disse que os bispos "têm uma causa legítima de preocupação doutrinal" com relação ao grupo. Dom Leonard Blair, da diocese de Toledo, que foi nomeado em abril, juntamente com o arcebispo de Seattle, Peter Sartain, e o arcebispo de Springfield, Illinois, Dom Thomas Paprocki, para supervisionar a Leadership Conference of Women Religious (LCWR), fez esses comentários em uma coluna no jornal diocesano de Toledo na última sexta-feira.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada no sítio do jornal National Catholic Reporter, 09-06-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A publicação da coluna de Blair, que realizou a "avaliação doutrinal" por parte da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano que levou à nomeação dos bispos para supervisionar a LCWR, ocorre enquanto duas das líderes da LCWR são esperadas para se encontrar em Roma com o presidente da Congregação, o cardeal William Levada, e Sartain no dia 12 de junho.

"Aqueles que não defendem os ensinamentos da Igreja Católica, ou católicos que dissentem desses ensinamentos, são rápidos para atacar a Congregação para a Doutrina da Fé e os bispos por criticar a LCWR", escreveu Blaire no Toledo Catholic Chronicle, em uma coluna intitulada Checagem de realidade: A LCWR, a Congregação para a Doutrina da Fé e a avaliação doutrinal.

"No entanto, uma pessoa que defende o ponto de vista razoável de que um católico é alguém que assina embaixo dos ensinamentos da Igreja Católica irá reconhecer que os bispos católicos têm uma causa legítima de preocupação doutrinal acerca das atividades da LCWR, como evidenciado por diversos de seus oradores e alguns de seus documentos de base", continuou Blair.

"A questão-chave post pela avaliação doutrinal tinha a ver com seguir em frente de uma forma positiva. Será que a LCWR ao menos reconheceria as preocupações doutrinais da Congregação e estaria disposta a dar passos para remediar a situação?".

Quanto à resposta das lideranças da LCWR ao anúncio da medida vaticana, Blair escreve: "A resposta até agora é exemplificada pela escolha das lideranças da LCWR de uma futurista Nova Era [Barbara Marx Hubbard] para palestrar em sua assembleia de 2012 e pela sua decisão de conferir um prêmio neste ano à Ir. Sandra Schneiders, que manifestou a opinião de que a estrutura hierárquica da Igreja representa uma forma institucionalizada de dominação patriarcal que não pode se conciliar com o Evangelho".

"Essa situação é agora uma fonte de controvérsias e de mal-entendidos, assim como de deturpação. Estou confiante, no entanto, de que, se as sérias preocupações da Congregação forem representadas e discutidas acuradamente entre todas as irmãs do nosso país, realmente haverá uma abertura para uma relação nova e positiva entre as religiosas e os pastores da Igreja em questões doutrinais, como já existe em muitas outras áreas onde o respeito e a cooperação mútuos abundam".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

''Há uma causa legítima de preocupação doutrinal'', afirma bispo sobre religiosas dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV