As mutações do mundo do trabalho. Desafios e perspectivas

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • EUA: Conferência Episcopal apresenta parecer jurídico como ‘amicus curiae’ em caso de não discriminação contra LGBTQ+

    LER MAIS
  • O mundo pós-Trump: a reconstrução da governança ambiental global. Artigo de Carlos Bocuhy

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

30 Abril 2012

As mutações do mundo do trabalho no mundo contemporâneo são um tema que perpassa a trajetória da revista IHU On-Line. O material publicado constitui um instigante material de pesquisa e contribui para todos/as aqueles/as que lutam pela emancipação dos/as trabalhadores/as.

Por ocasião do 1º de maio deste ano, oferecemos a nossos/as leitores/as mais uma edição que descreve e debate as grandes e importantes características das mutações do mundo do trabalho, hoje.

Contribuem no debate, José Dari Krein, professor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Unicamp, o diretor-técnico do Dieese e professor na PUC-SP, Clemente Ganz Lucio, o professor na Universidade Federal Fluminente – UFF, Fernando Augusto Mansor de Mattos, a professora e pesquisadora da Unicamp, Márcia de Paula Leite; o economista, professor da Unicamp e presidente do IPEA, Márcio Pochmann, o advogado, bancário e secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Miguel Pereira; e a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ana Tércia Sanches. Também publicamos um artigo de Cesar Sanson, professor da UFRN, e depoimento de José Alencar Ponciano Pereira, mais conhecido como Dico, que é presidente de Associação de Trabalhadores Urbanos de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos – Aturoi, de São Leopoldo, RS.

A edição desta semana conta igualmente com uma entrevista ao professor da Universidade de Grenoble, Bernard Miège, sobre as tecnologias da informação e da comunicação.

Castor Bartolomé Ruiz, professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos, reflete, em artigo inédito, sobre a subversão provocada pela política moderna entre poder e vida humana.

“Mídia revista investe na segmentação de mercado para sobreviver” é o título do artigo de Sérgio Mattos, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

A revista IHU On-Line nas versões html, pdf e 'versão para folhear', estará disponível nesta página, segunda-feira, a partir das 17h.

A versão impressa circulará no campus da Unisinos, na quarta-feira, a partir das 8h.

A todas e a todos uma boa leitura, uma ótima semana e Viva o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!