Milton Schwantes. Pés comprometidos na caminhada pela justiça

Revista ihu on-line

Sistema público e universal de saúde – Aos 30 anos, o desafio de combater o desmonte do SUS

Edição: 526

Leia mais

Karl Marx, 200 anos - Entre o ambiente fabril e o mundo neural de redes e conexões

Edição: 525

Leia mais

Junho de 2013 – Cinco Anos depois.Demanda de uma radicalização democrática nunca realizada

Edição: 524

Leia mais

Mais Lidos

  • Nem fascistas nem teleguiados: os bolsonaristas da periferia de Porto Alegre

    LER MAIS
  • Em dois anos, país tem mais 5 milhões de 'subutilizados' e 1,6 milhão de desalentados

    LER MAIS
  • Arrependimento, tristeza, vergonha: reações da Igreja ao relatório sobre abusos na Pensilvânia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

04 Março 2012

"O trabalho e testemunhos comprometidos da leitura contextual da Biblia é reconhecido e tem servido de norteador nas discussões e  agendas no movimento ecumênico e nas organizações internacionais, como a Federação Luterana Mundial, onde atualmente trabalho", afirma a Rev Dr Elaine Neuenfeldt - Secretary for Women in Church and Society - WICAS - The Lutheran World Federation - a Communion of Churches - Geneva – Switzerland, em depoimento dado sobre a vida e o trabalho de Milton Schwantes.

Eis o depoimento.

A dor da ausência será sentida no chão de nossas comunidades e nos grupos ecumênicos de leitura popular onde os quais Milton pisou, sempre com seus pés comprometidos na caminhada pela justiça; o trabalho e testemunhos comprometidos da leitura contextual da Biblia é reconhecido e tem servido de norteador nas discussões e  agendas no movimento ecumênico e nas organizações internacionais, como a Federação Luterana Mundial, onde atualmente trabalho.

Aprendi com o pastor e professor Milton que a teologia e a pesquisa bíblica vao de maos dadas com a vida das comunidades; o acadêmico não contradiz com o popular, essa foi a sua prática coerente, e no contexto de nossa igreja, a IECLB, este foi um exemplo que enriqueceu uma geração inteira de pastoras e pastores; sua teologia bíblica, misturada com a vida concreta de pessoas de comunidade, inspirou nossas pesquisas, nossos fazeres e saberes no estudo na Faculdade de teologia, na EST.

A leitura popular da Biblia aprendi  no CEBI, com os diferentes  cursos, encontros e escritos que Milton compartilhava nestes espaços. Esse jeito de ler a Bíblia, aprendida em rodas de estudo, embaixo das arvores na Rondônia, no Mato Grosso, nos encontros ecumênicos, com grupos de diferentes experiências, aliado com a conversa amiga e a irreverência de seguir provocando perguntas foi o encantamento necessário para seguir meus proprios caminhos nos estudos da Biblia. Obrigada, Milton, por esta partilha!

Que o abraço de Deus o receba com ternura, na certeza da ressurreição.

Nota da IHU On-Line: A revista IHU On-Line, na sua edição no. 188, 10-07-2006, publicou uma longa entrevista com Milton Schwantes, por ocasião dos seus 60 anos de vida acadêmica e pastoral celebrados na Escola Superior de Teologia - EST, aqui em São Leopoldo, sob o título "A teologia e o direito dos pobres".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Milton Schwantes. Pés comprometidos na caminhada pela justiça - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV