Pastor Milton Schwantes - Mensagem da Presidência da IECLB

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • Bispo brasileiro diz que ordenará mulheres ao diaconato se papa permitir

    LER MAIS
  • “A ética do cuidado é um contrapeso ao neoliberalismo”. Entrevista com Helen Kohlen

    LER MAIS
  • Irmã Dulce, símbolo de um Brasil que está se esquecendo dos pobres. Artigo de Juan Arias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Cesar Sanson | 02 Março 2012

“O professor Milton marcou a vida de gerações de estudantes de Teologia. E são marcas que não somente nos acompanham, mas determinam em boa medida o nosso labor teológico”. A afirmação integra notada Presidência da IECLB por ocasião da morte do Pastor Milton Schwantes publicada em seu sítio em 01-03-2012.

Eis a nota.

Ousadia. Boa dose de irreverência. Inteligência. Pesquisa que vai às raízes. Companheiro instigador de estudantes. Contador de histórias e estórias inspiradoras. Pastor de comunidade. Pessoa simples. Doutor em Teologia que perguntou a respeito de “O direito dos pobres”, título da sua tese. Estas são algumas das palavras e afirmações que nos remetem a Milton Schwantes. Milton Schwantes – Pastor da IECLB, Doutor em Teologia, biblista, pesquisador, professor. Em meio à dor e ao luto, mas com o mesmo reconhecimento de Jó, proclamamos em gratidão a Deus: O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor (Jó 1.21).

Como Pastor, mas especialmente como Professor, Milton deixará marcas indeléveis. Quero destacar uma delas, até porque tem a ver comigo, hoje Pastor Presidente da IECLB, mas antes disso aluno do Professor Milton. Como professor de Antigo Testamento, Milton nos tomava pela mão e conduzia através dos textos bíblicos. Usando uma figura, podemos dizer que ele se inclinava conosco para beber da fonte da água pura; para bisbilhotar atrás da letra; para sorver da essência. E assim o professor Milton marcou a vida de gerações de estudantes de Teologia. E são marcas que não somente nos acompanham, mas determinam em boa medida o nosso labor teológico. Com alegria e com profunda gratidão ao Professor Milton, reconhecemos e carregamos as marcas que ele deixou em nós.

Num horizonte mais amplo, tenho a convicção de que o grande legado de Milton são as tantas marcas que ficaram por onde ele passou. Marcas que inspiraram e continuam inspirando. Marcas que questionaram e continuam questionando.

Em nome da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil externamos a gratidão a Deus por nos ter presenteado com a história de Milton Schwantes. Igualmente em nome da IECLB estendemos o abraço solidário aos familiares.

O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.

Solidário no luto, ancorado na esperança da ressurreição para a vida eterna,

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente

Nota da IHU On-Line: A revista IHU On-Line, na sua edição no. 188, 10-07-2006, publicou uma longa entrevista com Milton Schwantes, por ocasião dos seus 60 anos de vida acadêmica e pastoral celebrados na Escola Superior de Teologia - EST, aqui em São Leopoldo, sob o título "A teologia e o direito dos pobres".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pastor Milton Schwantes - Mensagem da Presidência da IECLB - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV