Ativistas brasileiros assassinados no Pará serão homenageados pela ONU

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 09 Fevereiro 2012

O casal de ativistas brasileiros José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinado no Pará em maio de 2011, receberá um título especial póstumo das Nações Unidas nesta quinta-feira (9), em Nova York.

A reportagem é do portal Globo Natureza, 08-02-2012.

No mesmo evento, o diretor do Greenpeace para a Amazônia, o brasileiro Paulo Adario, receberá o prêmio "Herói da Floresta" na América Latina e Caribe.

É a primeira vez que a ONU confere o prêmio, em reconhecimento à contribuição para a preservação da floresta. Ele será entregue na cerimônia de encerramento do "Ano Internacional das Florestas", comemorado em 2011.

Além de Adario, a ONU nomeou "heróis da floresta" na África, Europa, Ásia e América do Norte, depois de receber 90 indicações, de 41 países. Os escolhidos foram Paul Nzegha Mzeka, de Camerões, Shigeatsu Hatakeyama, do Japão, Anatoly Lebedev, da Rússia, e Rhiannon Tomtishen e Madison Vorva, dos Estados Unidos.

Segundo a ONU, o Ano Internacional das Florestas oferece a oportunidade de celebrar os esforços de "inúmeros indivíduos ao redor do mundo que dedicam suas vidas para ajudar florestas de formas silenciosas e heroicas".

José Cláudio e Maria do Espírito Santo

O casal foi morto a tiros quando estava em uma motocicleta na estrada de acesso ao assentamento Praialta Piranhanheira, em Nova Ipixuna. Em setembro, dois suspeitos foram presos.

O crime foi notícia na imprensa internacional. No jornal britânico 'The Guardian', o Brasil foi criticado por 'proteger árvores, mas não pessoas'.

Paulo Adario

"Devo confessar que [o título] é um pouco embaraçoso já que vem com um título inspirador, 'Herói da Floresta'. Devemos admitir que ele traz um reconhecimento pela ONU de que as florestas ainda estão em grante perigo e que é preciso lutar pela sua proteção. O reconhecimento vai atrair atenção internacional para proteção da Amazônia", afirmou Adario, de Nova York.

Entre as contribuições de Adario para a floresta, as Nações Unidas citam a "assistência para a demarcação e proteção das terras dos índios Deni" e "a liderança em campanhas de preservação da Amazônia, com atividades que vão desde reuniões com representantes da indústria madeireira até expedições dentro da Amazônia". Concorreram com Adario o jornalista brasileiro Felipe Milanez e a educadora equatoriana Monica Hinojosa.

Paulo Adario é um dos fundadores do Greenpeace no Brasil. Desde 1992, realiza expedições para a Amazônia e, em 1998, ajudou a estabelecer o escritório do grupo ambiental em Manaus. Desde 2001, coordena a Campanha Amazônia, considerada uma das maiores do Greenpeace no mundo.

Segundo Adario, o título de "Herói da Floresta" não diminui a preocupação quando ao futuro das florestas, "vítimas da expansão descontrolada do agronegócio, da exploração ilegal e predatória de madeira e demais recursos naturais". Quanto à situação das matas no Brasil, ele se diz preocupado com a "política contraditória do governo brasileiro".

"Enquanto no exterior o Brasil vende uma imagem de defensor da Amazônia, ajudado pelo fato de que o desmatamento vem caindo nos últimos anos, na prática, várias medidas caminham na contramão desse esforço (...) Áreas protegidas estão sendo reduzidas pelo governo Dilma, grandes projetos de infraestrutura estão atropelando a região e a presidente da República está se omitindo na discussão sobre o enfraquecimento do Código Florestal, gestado pelos ruralistas no Congresso Nacional”, considerou ele, em material de divulgação do Greenpeace.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ativistas brasileiros assassinados no Pará serão homenageados pela ONU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU