Fórum Social Temático: sociólogo defende que debate avance além da ideia de economia verde

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Janeiro 2012

O sociólogo português Boaventura Sousa Santos participou de todos os encontros promovidos pelo Fórum Social Mundial (FSM), desde a sua criação, em 2001. A expectativa para a edição temática deste ano, segundo ele, é que o debate possa ir além da simples ideia de economia verde, abrindo espaço para modelos não capitalistas como a economia solidária.

A reportagem é de Paula Laboissière e publicada pela Agência Brasil, 24-01-2012.

O Fórum Social Temático 2012 (FST), organizado por grupos de ativistas e por movimentos sociais, insere-se no processo iniciado pelo FSM. A ideia é criar um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), agendada para junho, no Rio de Janeiro.

Para Boaventura, o balanço dos primeiros dez anos de discussão é positivo. “Temos hoje movimentos de mulheres em todo o continente e em todo o mundo, temos a Via Campesina, temos movimentos indígenas mais articulados”, disse. “O Fórum colocou a América Latina no rumo das soluções e não dos problemas”, completou.

O sociólogo alertou, entretanto, que há sinais preocupantes de que muitos avanços conquistados neste período possam estar em risco. “É evidente que esta década não vai ser tão brilhante como a primeira [de realização do Fórum Social]”, ressaltou.

Boaventura avaliou ainda que a Rio+20 será nada mais do que uma afirmação do capitalismo, onde serão apresentadas novas formas de investimento sob a “falsa ideia” de que o capitalismo verde é mais sustentável que o capitalismo em vigor. Ele acredita que o neoliberalismo pode, de alguma maneira, comprometer até mesmo o papel do Brasil enquanto anfitrião da Rio+20.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fórum Social Temático: sociólogo defende que debate avance além da ideia de economia verde - Instituto Humanitas Unisinos - IHU