18 Setembro 2011
Uma organização nacional de padres católicos foi formada e está em processo de informar aos bispos dos EUA sobre a sua existência e se preparando para recrutar padres membros de todo o país.
A reportagem é de Robert McClory, publicada no sítio National Catholic Reporter, 15-09-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O padre David Cooper (foto), um pároco de Milwaukee e líder de um núcleo organizador de oito membros, disse que a nova Associação dos Padres Católicos dos EUA tem dois objetivos principais: ir ao encontro dos irmãos padres em apoio fraternal e criar uma voz colegial para que os padres possam falar de uma forma unida.
Cooper disse ao NCR que, "cada vez mais, os padres estão vivendo em condições de isolamento", seja porque estão em dioceses pequenos ou em regiões muito dispersas, seja porque consideram insuportáveis os pesados fardos do ministério em escassez de padres.
A associação irá afirmar "o nosso mandato comum a servir como Jesus serviu" disse Cooper, mas rapidamente acrescentou que também vai "estender uma mão aos bispos e outra aos fiéis batizados, o laicado".
Ter voz será uma questão fundamental, disse Cooper: "Por várias décadas, os padres tiveram, sim, uma voz nos senados e conselhos sacerdotais. Mas, em 1983, mediante uma mudança no direito canônico, esses grupos se tornaram o domínio do ordinário, e nós perdemos a nossa voz colegial".
Cooper reafirmou que o protesto e a discordância não estarão na agenda da nova organização.
"Durante os primeiros quatro anos, a associação celebrará o Concílio Vaticano II", disse, "e, em junho próximo, no 50º aniversário da abertura do Concílio, vamos realizar uma grande assembleia na St. Leo University, em Tampa, Flórida O tema será a liturgia, o primeiro documento aprovado no Concílio Vaticano II".
Parcerias
O padre Richard Vega, presidente da Federação Nacional dos Conselhos Presbiterais, disse apoiar os objetivos propostos por Cooper e não vê qualquer tipo de competição entre os dois grupos, já que a associação terá apenas adesões individuais, enquanto a federação se baseia na adesão de conselhos diocesanos.
No entanto, Vega discordou um pouco da interpretação de Cooper a respeito da mudança de 1983 no direito canônico.
"Há um número significativo de dioceses em que o bispo não é nem presidente nem chefe do conselho presbiteral", disse Vega. "Onde há um presidente sacerdote que pode definir a agenda, o diálogo real pode acontecer". Os cânones, no entanto, exigem que o bispo atue como presidente em todos os casos.
Vega também disse temer que a associação, em seu desdobramento, possa seguir muito de perto os passos da nova Associação dos Padres Católicos da Irlanda, que já criticou fortemente a nova tradução ao inglês do Missal Romano, pediu uma reconsideração sobre quem pode ser chamado às sagradas ordens e endossou a ideia de um clero casado.
"Levantar essas questões lhe coloca em conflito imediato com os bispos", disse Vega.
Depois de um retiro no Seminário St. Mary of the Lake de Chicago, em Mundelein, Illinois, no final de agosto, os principais líderes da nova associação sacerdotal dos EUA enviaram uma carta ao arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, presidente da Conferência dos Bispos dos EUA, notificando-o da existência do grupo como uma "associação livre de padres provida pelos Cânones 215, 278.1 e 299".
No texto, pedia-se que Dolan informasse seus colegas bispos, e algumas cartas semelhantes do grupo central começaram a ser enviadas a todos os bispos dos EUA no início de setembro.
Perguntado por que uma associação nacional não havia surgido antes, Cooper disse não saber. "Mas quando você olha ao redor, você vê que todo mundo tem uma associação ou conferência nacional", disse. "Os bispos têm uma conferência. Há uma associação de religiosas católicas, de músicos católicos, de teólogos católicos, de canonistas católicos. Todo mundo tem, menos nós. Chegou a hora!".
Origens
A criação da associação surgiu, em parte, a partir de uma improvável confluência de eventos: a criação de uma página eletrônica em Seattle pelo padre Michael Ryan para permitir que as pessoas protestem contra as mudanças vindouras no Missal Romano, a formação da Associação dos Padres irlandeses e uma inspiração da Associação dos Padres de Pittsburgh.
O padre Bernard Survil, membro do grupo de Pittsburgh (apesar de ser sacerdote da diocese de Greensburg, Pensilvânia), ajudou a organizar um questionário via correio aos sacerdotes de todo o país, usando as informações de contato colocadas no site de Ryan depois que as pessoas assinavam o protesto.
O questionário pediu aos entrevistados que priorizassem os mesmos objetivos que os irlandeses tinham usado para formar a sua associação e indicassem as suas opiniões sobre a proposta de formar uma associação similar nos EUA.
Dos 250 padres que responderam, relatou Survil, o objetivo mais favorecido pedia uma associação dedicada à "plena implementação da visão e dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, com especial ênfase sobre o primado da consciência individual, o estatuto e a participação de todos os os batizados e batizadas, e a tarefa de estabelecer uma Igreja onde todos os fiéis sejam tratados como iguais".
Survil, antigo ativista pela paz e pelos direitos humanos que atuou por muitos anos na América Latina, acredita que uma associação nacional, sejam quais forem os seus objetivos, servirá para ampliar as perspectivas dos padres em todo o país.
"Especialmente em dioceses menores, onde você tem pouca experiência externa, a sua atitude pode se tornar muito provincial".
Outro ativista e membro central, o padre Len Dubi, achou o trabalho inicial da criação do novo grupo de padres muito estimulante. "Há tanto entusiasmo entre esses padres de muitas dioceses", afirmou. "Você pode sentir o amor de Deus e de Jesus sendo derramado. É como a empolgação que sentíamos no seminário – mesmo que a idade média do nosso grupo é de cerca de 71 anos!".
Dubi disse esperar que a associação seja bem sucedida na tentativa de atrair sacerdotes jovens, hispânicos, outros grupos sacerdotais minoritários e os muitos clérigos trazidos de países estrangeiros.
"Essa será uma grande experiência", concluiu.
Enquanto a associação cria seu site, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..