Projeto Dourado na Semana da Água de Canoas e Esteio

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Mais de 50 mil assinaturas exigem proteção para o Padre Júlio Lancellotti

    LER MAIS
  • Um confinamento frutífero: em que o papa Francisco trabalhou durante a pandemia?

    LER MAIS
  • Massacragem dos Chiquitanos vai à ONU. Artigo de Aloir Pacini

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


21 Março 2011

O Dia Mundial da Água, festejado nesta terça-feira (dia 22), deve movimentar alunos e professores do Projeto Dourado em Canoas e Esteio. Com direito a bênção das águas e saída a campo junto a arroios que cortam comunidades. Além de uma visita à nascente do Rio dos Sinos, em Caraá.

A informação é do Comitesinos, 21-03-2011.

Em Esteio, a movimentação será apenas na terça, com uma celebração a partir das 13h30, na Escola Municipal Alberto Pasqualini. Além da fala das autoridades, a coordenadora local do Dourado e assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Iara Pacheco, deve falar sobre os recursos hídricos do município. O passo seguinte será a bênção da água vinda das nascentes do Arroio Sapucaia pelo padre Darley Kummer, da Paróquia Coração de Maria. O religioso fará uma introdução da Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema Fraternidade e a vida no Planeta e o lema: A Criação geme em dores de Parto.

Por volta das 14 horas, os estudantes devem participar de uma trilha dirigida nas margens do Arroio Sapucaia. A idéia é que os alunos fotografem os pontos de impacto e os pontos de bem conservados do curso d´água, para um trabalho a ser preparado até a Semana do Meio Ambiente, em junho. Além dos alunos da Alberto Pasqualini, a ação deverá contar com a participação dos monitores ecológicos locais e das escolas Érico Veríssimo, Dulce Moraes e Eva Karnal, além dos Agentes Mirins da Cidadania.

CANOAS

Já em Canoas, as saídas de campo ocorrerão durante a semana, começando na terça-feira pela manhã, com a Escola Municipal Erna Würth, onde os alunos vão visitar o Arroio Guajuviras. Programa que vai se repetir na tarde da quarta-feira. Já a manhã do dia 23 será de palestra na Escola Municipal Guajuviras. O tema será Conhecendo o Sinos.

Conforme a coordenadora do Projeto Dourado em Canoas, Maria Helena Carriço Canto, o fechamento da programação será em grande estilo na próxima semana. 175 estudantes de quatro escolas do município vão visitar a nascente do Rio dos Sinos, em Caraá. A partida será às 8h30 no dia 30, abrangendo alunos das Escolas Municipais Farroupilha, David Canabarro, Tancredo Neves e Erna Würth, com retorno previsto para às 17 horas.

Paralelo às ações da semana, as escolas do município também estão recebendo convites para realizarem atividades próprias. A intenção é que essas atividades sejam feitas sobre rios ou arroios à escolha de cada grupo, gerando um relatório no formato Diário de um Curso D´Água. Os cinco melhores trabalhos deverão integrar um painel para ser apresentado na Semana do Meio Ambiente, em junho.

O que é o Projeto Dourado:

O Projeto Dourado existe desde 2001 e envolve professores e alunos a partir de 12 escolas-pólo espalhadas pela Bacia do Sinos. Essas escolas atendem alunos de toda a rede de ensino local, com o objetivo de multiplicar os conhecimentos em Educação Ambiental. O diferencial nesses locais é que o ensino é voltado para a realidade local, fazendo uso de informações produzidas em pesquisas científicas e levando os estudantes a campo. Nessas saídas, eles aprendem, por exemplo, a conhecer os ecossistemas, avaliar as conseqüência das ações do homem e a fazerem o monitoramento das águas a partir de larvas, insetos e peixes existes em cada ponto.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Projeto Dourado na Semana da Água de Canoas e Esteio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV