O povo brasileiro não lucra com o petróleo’. Entrevista com Fernando Siqueira da Aepet

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que muda (para pior) no financiamento do SUS

    LER MAIS
  • Ou isto, ou aquilo

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia aumenta 212% em outubro deste ano, aponta Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

01 Setembro 2008

O diretor de Comunicações da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Fernando Siqueira, encabeça uma campanha para evitar que as novas reservas brasileiras caiam nas em mãos estrangeiras. Siqueira defende a modificação do marco regulatório do petróleo no país para que o brasileiro possa usufruir benesses auferidas com a produção do combustível.
A descoberta do pré-sal, depois de 30 anos de estudos da Petrobrás, evidenciou o absurdo que é o marco regulatório brasileiro. Você tem hoje uma nova província com possibilidade de conter 90 bilhões de barris; isso sem contar que hoje, a Petrobrás tem 14 bilhões de reservas.Com esses 90 bilhões, se forem confirmados, ela passa a ter 104 bilhões, passa a ser a quarta reserva mundial, sendo que as três primeiras são Arábia Saudita, com 256 bilhões de barris; o Irã, em torno de 140 bilhões de barris e o Iraque, em torno de 120 bilhões. Deverá, inclusive, superar as reservas da Venezuela que estão em torno de 80 bilhões de barris.
Se os americanos não tiverem petróleo externo, ficam sem o combustível da economia. Eles têm todo o interesse no petróleo brasileiro. Inclusive, Le Monde Diplomatique já associou a recriação da 4ª Frota à questão do petróleo brasileiro. O interesse americano é fortíssimo, a Europa também consome bem menos que os EUA, mas não tem, petróleo. O Japão não tem petróleo, a China também não e já está ultrapassando os japoneses em consumo. Todos são altos consumidores e não têm petróleo.

(cfr. notícia do dia 1-09-08, desta página).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O povo brasileiro não lucra com o petróleo’. Entrevista com Fernando Siqueira da Aepet - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV