Sócias do desastre - Frases do dia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Abril 2021

 

Sócias do desastre

“O vice-presidente Hamilton Mourão tem ouvido conselhos de militares para não repetir a dobradinha com Jair Bolsonaro em 2022. Cresce entre os militares da ativa um desejo de se afastar do presidente, apesar de as Forças Armadas serem sócias do desastre que é o atual governo” – Kennedy Alencar, jornalista – Portal Uol, 08-04-2021.

 

Lado errado da História

“Não surpreendeu ninguém o voto de Dias Toffoli a favor da tese de Nunes Marques para liberar missas e cultos no auge da pandemia” – Kennedy Alencar, jornalista – Portal Uol, 08-04-2021.

 

Pressão federal

“A instalação de uma CPI no Senado para investigar crimes de Bolsonaro e de seus ministros da Saúde é uma ótima notícia para quem defende pressão sobre o governo a fim de que haja alguma racionalidade no combate à pandemia. Não faltam crimes a serem investigados. Eventual impeachment volta a assombrar Bolsonaro” – Kennedy Alencar, jornalista – Portal Uol, 08-04-2021.

 

Vidas em risco!

“Quero cumprimentar a decisão do ministro (Luís Roberto) Barroso, do STF, que determinou a instalação da CPI da Pandemia. Esperamos com urgência o início dos trabalhos para apurar os responsáveis pelo genocídio em curso no Brasil e por este atoleiro sanitário. Temos pressa! Há vidas em risco!” - Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP) – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Não há cooperação possível

"O presidente já demonstrou em inúmeras situações a indisposição de mudar de comportamento. Não há cooperação possível com Jair Bolsonaro. Há apenas a cooptação" - Carta aberta, parte da comunidade judaica brasileira manifestando "indignação" pela participação de Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e da Conib (Confederação Israelita do Brasil), em jantar de aproximação entre empresários e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última quarta-feira (7) – Folha de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Yom Hashoá

"Não condiz com o cargo de representante político de uma comunidade que se orgulha de ser plural, nem com um órgão que se propõe, entre outros objetivos, a combater a intolerância. Por uma infeliz coincidência, a 'confraternização amistosa' aconteceu em Yom Hashoá, dia em que lembramos os 6 milhões de judeus vítimas do Holocausto nazista” - Carta aberta, parte da comunidade judaica brasileira manifestando "indignação" pela participação de Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e da Conib (Confederação Israelita do Brasil), em jantar de aproximação entre empresários e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última quarta-feira (7) – Folha de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Ruboriza qualquer brasileiro

"A crueldade em rir e fazer chacota de quem padece da doença passa de qualquer limite aceitável e a humilhação internacional pela qual o atual governo nos faz passar deveria ruborizar qualquer cidadão brasileiro" - Carta aberta, parte da comunidade judaica brasileira manifestando "indignação" pela participação de Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e da Conib (Confederação Israelita do Brasil), em jantar de aproximação entre empresários e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última quarta-feira (7) – Folha de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Deus nos acuda

“Com a explosiva CPI da Covid, mais de 340 mil mortos e um 'Deus nos acuda' pelas vacinas que seu governo não negociou, Bolsonaro perde apoios e sofre pressões de onde menos queria: o grande capital, que tem forte influência no Congresso” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Questões de vida e morte

“A pandemia não tem a menor importância para ele, mas redes sociais, empresários, Centrão, militares, polícias e igrejas, sobretudo as neopentecostais, são, sim, questões de vida ou morte. Enquanto o Major Vitor Hugo tenta cuidar das polícias, o presidente troca os comandos militares e da PF, dá o Orçamento de mão beijada para o Centrão e janta com empresários e banqueiros em São Paulo” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Morrer e matar... pela fé e pelo mito

“Segundo André Mendonça, AGU, os fiéis estão dispostos a morrer pela fé. Pelo visto, a morrer e a matar. E não só pela fé, mas pelo mito” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Lula e a direção ao centro expandido

Ato virtual de 1º de Maio será promovido por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB (Foto: Reprodução)

“O palanque virtual do 1º de Maio vai reunir neste ano possíveis candidatos à sucessão do presidente Jair Bolsonaro nas eleições 2022. Sob o slogan “Democracia, Emprego, Vacina para Todos”, o ato organizado por centrais sindicais aproximará pelo Zoom políticos cada vez mais distantes, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT)” – Vera Rosa, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Lula, Maia, Renan, Paulinho da Força

“Lula faz movimentos na direção do chamado “centro expandido”. Nesta quarta-feira, 7, por exemplo, ele conversou por telefone com o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, que comanda o Solidariedade. Ficaram de marcar um encontro pessoalmente nos próximos dias. O petista agiu rápido depois que Maia disse ao Estadão que Ciro “tem condições de liderar esse projeto” – Vera Rosa, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

A incógnita do mundo real

“Ninguém duvida de que no 1º de Maio virtual, promovido por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB, o grito de “Fora Bolsonaro” sairá daquela tela de Zoom. Mas o dia seguinte do mundo real ainda é uma incógnita” – Vera Rosa, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Alô…

“André Mendonça continua bem na fita do STF, inclusive com o presidente Luiz Fux. A avaliação é de que o AGU, que fez defesa da abertura de igrejas e cultos, é sério e técnico” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

…alô…

“Gilmar Mendes, em seu voto, porém, passou longe dos elogios: disse que o AGU teria chegado de uma viagem a Marte”
Os dez mandamentos do desmando

“1 – Profanarás o Estado laico

2 – Transformarás a política em fanatismo

3 - Xingarás a ciência de bruxaria
4 - Invocarás o nome de Deus em vão, sim, Senhor
5 - Não te compadecerás dos que padecem no abandono
6 - Não honrarás a verdade dos fatos
7 - Matarás
8 - Conspurcarás todas as profecias
9 - Amaldiçoarás pensamentos e desejos
10 - Não amarás a ninguém, mas adorarás a ti mesmo” – Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP – O Estado de S. Paulo, 08-04-2021.

 

Glitter e purpurina

“Temos a polícia que mais mata e mais morre do mundo. A morte é nossa companheira diária. Sobrevivemos apenas com certa normalização dessa violência cotidiana. Ricos sobem muros, blindam carros e vivem envoltos nos próprios feudos. Pobres se ocupam em conseguir pagar os boletos no fim do mês. Não há tempo para outra coisa. Não olhamos a verdadeira face do Brasil frente a frente. Com glitter e purpurina, usamos nosso bom humor e alegria para mascarar nossa tristeza perante o ambiente que criamos para viver – ou sobreviver – no País” – Laura Karpuska, doutora em economia pela Universidade de Nova York e pesquisadora da EESP-FGV – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

 

Banalização

“Nós, brasileiros, banalizamos as mortes na pandemia porque estamos acostumados à violência, à perda, a ser violentados e colocados uns contra os outros. Inclusive – e sobretudo – por nossos representantes” – Laura Karpuska, doutora em economia pela Universidade de Nova York e pesquisadora da EESP-FGV – O Estado de S. Paulo, 09-04-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sócias do desastre - Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU