Uma só saída - Frases do dia

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Desigualdade. Artigo de Ladislau Dowbor

    LER MAIS
  • Segredo, confissão e abuso: Cardeal Federigo, o Inominado e Lúcia. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • “É preciso afastar Bolsonaro já para parar a matança”. Entrevista com Chico Whitaker

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


24 Março 2021

 

Uma só saída

“Parece haver uma só saída para reinserir o Brasil na rota da humanidade nesta pandemia sem controle: a intervenção objetiva, seja pelo afastamento do presidente da República, seja por algum tipo de sobreposição às suas funções executivas. A qual instituição, senão ao Poder Legislativo, caberia esta função? Pode o Congresso, no limite, tentar algo parcial, assumindo tarefas e deixando ao presidente o papel de malabarista verbal nos encontros com sua claque, no gradil do Alvorada. Mas há abertura para ir além disto. Se por ela optasse, o Brasil não precisaria esperar mais dois anos, quem sabe seis, para se salvar” – Rosângela Bittar, jornalista – O Estado de S. Paulo, 24-03-2021.


Reféns

“Os presidentes da Câmara e do Senado comportam-se como reféns de uma dívida acidental com Jair Bolsonaro, contraída por ocasião de sua eleição. Sua propalada independência tem sido pura ficção” – Rosângela Bittar, jornalista – O Estado de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Omissão fatal

“As abstenções, tanto quanto as ações, não permitem reconhecer que o Congresso esteja cumprindo sua parte na luta contra a pandemia” – Rosângela Bittar, jornalista – O Estado de S. Paulo, 24-03-2021.


Crise humanitária

“O colapso do sistema de saúde em praticamente todo o Brasil faz a pandemia de covid-19 se alastrar mais rapidamente e se tornar ainda mais mortal no País, aponta boletim extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz divulgado nesta terça, 23. Diante do cenário de “crise humanitária”, o novo trabalho divulgado pela instituição pede que os Estados adotem imediatamente medidas de lockdown por pelo menos 14 dias. Segundo a instituição, essa seria a forma de reduzir o ritmo de transmissão da doença e aliviar a pressão nos hospitais” – Roberta Jansen, jornalista – O Estado de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Colapso geral

“Desde o início do mês de março, o País assiste a um quadro que denota o colapso do sistema de saúde no Brasil para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para covid-19. Este colapso não foi produzido em março de 2021, mas ao longo de vários meses, refletindo os modos de organização para o enfrentamento da pandemia no País, nos Estados e nos municípios” - Observatório Covid-19 da FiocruzO Estado de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Incrível

“Com fisionomia tensa, testa franzida e olhos siderados mirando o texto que leu com dificuldade, Jair Bolsonaro surgiu em rede nacional de rádio e TV na noite em que a pandemia de covid-19 chegou ao seu ápice no Brasil. Foram 3.158 mortes registradas em 24h. O presidente não deu qualquer orientação aos brasileiros, não incentivou o distanciamento social, nem defendeu o uso de máscaras. Por incrível que pareça, Bolsonaro falou à população para gabar-se da péssima política de combate à pandemia empreendida por seu governo” – Chico Alves, jornalista – Portal Uol, 24-03-2021.

 

Platitudes inúteis

“O saldo do pronunciamento, um punhado de platitudes inúteis, não justificou a mobilização de tantas emissoras do Brasil. À população brasileira, atemorizada pela covid-19, o presidente não apresentou nada de concreto. A trilha sonora de panelas furiosas que se ouviu no momento em que Bolsonaro falava é a maior prova disso” – Chico Alves, jornalista – Portal Uol, 24-03-2021.


Mentiras

“Um ano depois da 'gripezinha', Bolsonaro não convence ninguém com mentiras. Presidente se apresenta como prócer da vacinação, e recebeu em troca panelaço gigante” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Não basta ir à TV mentir sobre o que não fez

“A medir pelos gritos de "genocida" e "assassino" ouvidos com os panelaços, Bolsonaro terá de fazer mais do que ir à TV mentir sobre o que não fez” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Expoente da estupidez que reina no governo

“O chanceler Ernesto Araújo pediu às embaixadas do Brasil que saiam às compras para conseguir insumos médicos. Para quem se orgulhou da condição de "pária", hostilizou a China com o "comunavírus" e viu o oxigênio venezuelano chegando a Manaus, foi no mínimo um gesto de humildade. O "projeto globalista" que, a seu ver, ameaça o mundo, tem lá suas utilidades. O doutor Araújo é um expoente da estupidez que reina no governo. Está nas livrarias a prova acabada dessa patetice. É o volume "Alexandre de Gusmão (1695-1753): O Estadista que Desenhou o Mapa do Brasil", do embaixador Synésio Sampaio Goes Filho” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-03-2021.


Timing

“Não tá fácil para Jair Bolsonaro. No dia escolhido para o pronunciamento em rede nacional, o governo anunciou redução nas vacinas previstas para abril e as mortes superaram barreiras. O panelaço, claro, correu solto” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 24-03-2021.

 

Lotes de Coronavac prontas desde dezembro

“Dimas Covas, o valente guerreiro do Butantan, cansou-se de avisar que os lotes de Coronavac já estavam prontos nas prateleiras do Butantan, em dezembro do ano passado, quando o entrevistei aqui no UOL, só esperando a autorização da Anvisa. Covas se emocionou quando lhe perguntei qual a primeira pessoa que gostaria de vacinar. "Minha mãe", respondeu, e mais não disse. Quantas vidas poderiam ter sido salvas se a vacinação em massa no Brasil tivesse começado antes?” – Ricardo Kotscho, jornalista – Balaio do Kotscho, Portal Uol, 23-03-2021.

 

Cloroquineiros irresponsáveis

“Um dia os tribunais do futuro terão que fazer esta conta e criminalizar os cloroquineiros irresponsáveis” – Ricardo Kotscho, jornalista – Balaio do Kotscho, Portal Uol, 23-03-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma só saída - Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV