“Esse não é o momento de nos fecharmos, mas sim de sairmos”. Franciscanos lançam campanha pela Revolução Laudato Si’

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “A mulher precisa, e as religiosas sobretudo, sair daquele papel de que ela é inferior”. Entrevista com a Ir. Maria Freire

    LER MAIS
  • Governo Bolsonaro deixa estragar 6,8 milhões de testes de covid-19

    LER MAIS
  • A Economia de Francisco. ‘Urge uma nova narrativa da economia’. A vídeomensagem do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Mai 2020

Franciscanos e Franciscanas empreendem um ano de celebrações e atividades que permitam promover e viver os valores da encíclica Laudato Si’.

Declaram comunhão com o papa Francisco e seu recente chamado “ao aniversário especial da Laudato Si’”.

O ministro-geral dos Franciscanos apontou que a encíclica “nos recorda que todos estamos conectados e que o grito dos pobres é nosso grito e também da terra”.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 25-05-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Desde 24 de maio de 2020 até 24 de maio de 2021, a Família Franciscana se unirá em uma campanha global para celebrar e colocar em prática a encíclica Laudato Si’ do papa Francisco.

A ideia surgiu durante o Conselho Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação, celebrado em 2019, em Jerusalém, onde os irmãos franciscanos decidiram organizar uma campanha global junto a todas as pessoas admiradoras de São Francisco de Assis, “exemplo por excelência do cuidado do que é frágil e de uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade” (LS 10). Nasceu assim a “Revolução Laudato Si’” que conta com cerca de 45 instituições colaboradoras.

A Revolução Laudato Si’ é uma campanha global cujo objetivo é animar e promover a conversão à ecologia integral, isso é, uma ecologia ambiental, econômica e social. As dimensões humanas e sociais estão no centro da nossa campanha, enquanto desejamos que os valores da justiça social e ambiental, o cuidado e respeito da criação e a solidariedade intergeracional sejam parte de nossa vida cotidiana.

A crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19 vem nos lembrar de nossa fragilidade e nossos limites. Com dor vimos a morte de tantas pessoas, ninguém ficou alheio, tampouco se viu livre desta emergência internacional, assim é certo de que tudo está intimamente relacionado. Apesar da incerteza, não perdemos a esperança.

Nas palavras do ministro-geral da ordem dos Freis Menores (OFM), Michael Perry, “este não é o momento de nos fecharmos em nós mesmos, a Laudato Si' nos anima a estender a mão, a sair. Nos lembra de que todos estamos conectados e que o grito dos pobres é nosso grito, e também é o grito da terra”.

Hoje, mais do que nunca, se apresenta para nós a oportunidade de pensar um novo mundo possível. Nesse contexto, cremos que os ensinamentos da encíclica Laudato Si’ possam oferecer um marco mais humano e fraterno para pensar um desenvolvimento integral e mais justo para todo o gênero humano.

Por isso, frei Michael Perry convida para se unir a uma revolução, “não uma revolução em sentido político, mas sim uma revolução espiritual. Uma conversão da mente de do coração, que nos aproxime mais à realidade da vida”.

Junto aos eventos a se realizar em todo o mundo, a iniciativa apresenta uma série de recursos para a liturgia, a reflexão e a formação.

Todas as informações estão disponíveis neste link.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Esse não é o momento de nos fecharmos, mas sim de sairmos”. Franciscanos lançam campanha pela Revolução Laudato Si’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV