GIG - A Uberização do Trabalho: entrevista com o diretor do documentário

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Setembro 2019

A Repórter Brasil, uma das mais importantes fontes sobre trabalho escravo no Brasil, lançou na Mostra Ecofalante de Cinema (São Paulo) o documentário GIG - A Uberização do Trabalho. O filme aborda questões como economia dos bicos (ou gig economy), trabalhadores de plataforma, precarização e uberização do trabalho.

A DigiLabour, newsletter produzida por Rafael Grohmann, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com estágio pós-doutoral na UFRJ, entrevistou um dos diretores do documentário, Carlos Juliano Barros, também responsável por filmes como Carne e Osso, Jaci e Entre os Homens de Bem.

 

Confira os áudios da entrevista abaixo

 

Mostra de Filmes sobre Trabalho Digital

No segundo semestre de 2019, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove a Mostra de Filmes sobre Trabalho Digital. O evento é uma parceria do IHU com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, e tem como objetivo debater o mundo do trabalho em cenário de plataformização ou uberização.

 

Programação

Exibição e debate do filme GIG - A Uberização do Trabalho

  • 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) | 17h às 19h | Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo
  • 08 de outubro de 2019 (terça-feira) | 17h às 19h | Campus Unisinos Porto Alegre

Debatedor: Prof. Dr. Rafael Grohmann – Unisinos

 

Sobre o debatedor

Prof. Dr. Rafael do Nascimento Grohmann – Unisinos

Rafael é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Editor da revista E-Compós. Coordenador do GT Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias, da Compós e vice coordenador do GP de Teorias da Comunicação, da INTERCOM. Integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA/USP). Criador/editor da newsletter DigiLabour.

Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM (2015-2018) e professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2018). Foi professor contratado temporário III da ECA-USP (2017-2018). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Têm experiência principalmente nos seguintes temas: comunicação e trabalho; trabalho digital; cooperativismo e cooperativismo de plataforma; trabalho dos jornalistas; teorias da comunicação; circulação de sentidos.


Confirma mais informações sobre a programação aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

GIG - A Uberização do Trabalho: entrevista com o diretor do documentário - Instituto Humanitas Unisinos - IHU