Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs: Livro, disponível on-line e gratuitamente, traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Santa Teresa de Jesus: inquieta, andarilha, desobediente e muito mais...

    LER MAIS
  • Diocese Anglicana no Paraná sagrará bispa coadjutora em Curitiba

    LER MAIS
  • A inteligência artificial em 3 perguntas

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


31 Julho 2019

Você já ouviu falar nas PANC? Essa é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ou seja, plantas que podem ser utilizadas em receitas culinárias, mas não são frequentemente aproveitadas, comparando-se com outros tipos de plantas.

A reportagem é publicada por Jornal da USP, 30-07-2019. 

Ora-pro-nóbis, capeba, capuchinha, serralha são exemplos de folhas que estão no Livro de Receitas com PANC, um compilado de 11 criações dos chefs de cozinha Flávia Zanatta e Michel Abras. O livro está disponível em PDF on-line para consulta e download.

As preparações culinárias foram ensinadas durante uma oficina culinária realizada, no ano passado, no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP para nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.

As receitas que integram o livro possuem como base os ingredientes utilizados na alimentação dos estudantes da rede municipal da capital paulista. Além de praticidade e simplicidade na elaboração dos pratos, foi considerada a dinâmica das cozinhas nas quais o cardápio estudantil municipal é preparado.

Além disso, as receitas dialogam com os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, ao priorizar a utilização de alimentos in natura e minimamente processados, e com os pilares da alimentação sustentável, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, minimizando o desperdício e consequentemente a geração de resíduos sólidos nas cozinhas escolares.

Entre as receitas estão escondidinho PANC, carne suína, filé de peixe, omelete de forno, sucos, doces e saladas. O vídeo completo da oficina, na qual os chefes falam sobre as plantas e as receitas, está disponível abaixo e no Canal Pedagógico da SME pelo YouTube.

 

Confira algumas PANC nas imagens abaixo:

Almeirão roxo (Foto: Paulo Roberto de Souza via Flickr)

 

Serralha (Foto: AnRo0002 via Wikimedia Commons)


Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs: Livro, disponível on-line e gratuitamente, traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV