Governo autoriza 42 novos agrotóxicos e somando 239 registros no ano

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Junho 2019

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) o registro de 42 novos agrotóxicos. Com isso, eles passam a ter a comercialização permitida no Brasil. Desde o início do ano, já são 239 novas autorizações, o equivalente a 1,3 registros por dia.

A reportagem é de Fernanda Wenzel, publicada por O eco, 24-06-2019.

Dos 42 produtos registrados nesta segunda-feira, 14 são extremamente tóxicos à saúde humana, 4 altamente tóxicos, 16 medianamente tóxicos e 8 pouco tóxicos. Em relação aos riscos ao meio ambiente, um deles é altamente perigoso ao meio ambiente, 22 são muito perigosos ao meio ambiente, 17 são perigosos ao meio ambiente e 2 são pouco perigoso ao meio ambiente.

Chama a atenção que, dos 42 novos registros, 17 tem como base princípios ativos cujo uso é proibido em todos os países da União Europeia. São eles os herbicidas Tebutiurom, Hexazinona, Atrazina e Ametrina, além dos inseticidas Tiodicarbe e Novalurom. A lista inclui ainda dois novos produtos à base de Glifosato, produto associado a casos de câncer nos Estados Unidos, e o dois novos produtos à base de 2,4-D, um herbicida muito usado nas lavouras de soja e que vem causando prejuízos aos vitivinicultores do Rio Grande do Sul.

Com a exceção de um deles, todos os outros agrotóxicos da lista são genéricos de produtos já vendidos no Brasil. Ou seja, ingredientes antigos que passam a ser vendidos sob novas marcas comerciais. A exceção fica por conta do herbicida Florpirauxifen-benzil, inédito no Brasil. Segundo nota do Mapa, "o produto formulado à base deste novo herbicida, que no futuro poderá ser utilizado para o controle de plantas daninhas na cultura do arroz, ainda está em fase final de análise nos órgãos federais envolvidos, com previsão de finalização para as próximas semanas". Ainda segunda a nota, este ingrediente ativo ganhou o prêmio de química verde em 2018, e será uma alternativa de menor toxicidade do que os herbicidas disponíveis hoje no mercado. O Florpirauxifen-benzil foi classificado pela Anvisa como Medianamente Tóxico para a saúde humana e classificado pelo Ibama como Perigoso ao Meio Ambiente. Seu registro ainda está em análise na União Europeia.

Este foi o primeiro novo princípio ativo a ser registrado no Brasil em 2019. Segundo o Mapa, o objetivo de autorizar a venda de genéricos é aumentar a competição e reduzir o preço dos agrotóxicos para os produtores rurais. Ao mesmo tempo, a atitude contraria o discurso de setores do agronegócio que defendem a entrada de moléculas mais modernas no Brasil, pois estas seriam menos tóxicas que as moléculas antigas.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo autoriza 42 novos agrotóxicos e somando 239 registros no ano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU