Cimi lança nesta quinta-feira (27) amplo relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Setembro 2018

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) fará nesta quinta-feira (27/9) o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2017. O evento acontecerá às 14h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e contará com a presença de lideranças dos povos Karipuna e Akroá-Gamella.

A informação é publicada por Conselho Indigenista Missionário – CIMI, 25-09-2018.

Publicado anualmente, o relatório é o principal instrumento de denúncia do Cimi, tanto no Brasil como no exterior, sobre a perversa realidade vivida diariamente por estes povos no país. A publicação apresenta dados sobre diferentes aspectos de violências e violações de direitos praticadas, tanto físicas, como assassinato, ameaça de morte, homicídio culposo e violência sexual, como simbólicas, que são os casos de racismo, discriminação e abuso de poder.

São sistematizados também dados de violências contra o patrimônio dos povos, como a omissão e morosidade na demarcação das terras indígenas, a invasão possessória e a exploração ilegal de recursos naturais, e informações referentes à omissão do poder público na desassistência à saúde e educação indígena, mortalidade infantil e suicídio. Artigos escritos por indigenistas e antropólogos contextualizam e analisam estes dados.

A dramática existência dos povos indígenas isolados (que evitam contato com a sociedade não indígena) foi tema de um artigo específico. Também receberam atenção especial o povo Akroá-Gamella, do Maranhão, que sofreu um violento ataque devido à sua resiliência em lutar pelo território tradicional e o povo Karipuna, cujas terras estão sendo drasticamente desmatadas, griladas e loteadas em Rondônia. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), está “em curso um eminente processo de genocídio deste povo”.

Além de André Karipuna e uma liderança indígena do povo Akroá-Gamella, também compõem a mesa do evento de lançamento do relatório o presidente do Cimi Dom Roque Paloschi, os organizadores da publicação, Lúcia Rangel e Roberto Liebgott, o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto e o Subsecretário Adjunto Geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão – o padre Nequinho.

No mesmo evento, também ocorrerá o lançamento da publicação “Congresso Anti-Indígena: Os parlamentares que mais atuaram contra os direitos indígenas”. A publicação, organizada pelo Cimi, apresenta um levantamento sobre os 50 principais parlamentares com atuação anti-indígena no Senado e na Câmara Federal, além de trazer uma lista dos principais projetos que ameaçam os direitos indígenas no país e artigos analisando a conjuntura política.

Ainda, na quinta-feira, será divulgada a atualização da plataforma CaciCartografia de Ataques Contra Indígenas, um mapa digital dos assassinatos de indígenas no Brasil.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cimi lança nesta quinta-feira (27) amplo relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil - Instituto Humanitas Unisinos - IHU