Francisco se encontra com oito sobreviventes irlandeses e supostamente chama o encobrimento de abuso de 'caca'

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Agosto 2018

O papa Francisco encontrou oito sobreviventes de abuso clerical e institucional no primeiro dos dois dias de sua visita à Irlanda, em um encontro de 90 minutos que muitos chamaram de "cordial e educado"

A reportagem é de Joshua J. McElwee, National Catholic Reporter, 25-08-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Entre os incluídos na reunião de 25 de agosto estavam Marie Collins, que, por frustração, renunciou da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores em 2017, e duas pessoas que foram forçadas a se separar de suas mães quando bebês em casas institucionais administradas pela igreja.

"O papa Francisco condenou a corrupção e o encobrimento dentro da igreja como 'caca'", disse uma declaração feita pelos dois últimos sobreviventes após a reunião. Especificaram: "Literalmente imundice como se vê em um banheiro, seu tradutor esclareceu".

Os dois sobreviventes, Clodagh Malone e Paul Redmond, também disseram que Francisco concordou em incluir uma mensagem especial sobre bebês que foram tirados de suas mães e dados ou vendidos para adoção nas chamadas Mother and Baby homes (Lares de Mães e Bebês, em tradução livre) em sua homilia em uma missa em Dublin no dia 26 de agosto.

Malone, disse o comunicado, pediu ao papa que "afirmasse clara e publicamente que as mães biológicas que perderam seus bebês para adoção não fizeram nada de errado e pediu reconciliação e reunião para essas famílias quebradas pela Igreja Católica".

"O papa concordou em incluir a mensagem em sua missa amanhã", disse o comunicado.

Malone e Redmond são membros da Coalition of Mother And Baby home Survivors (Coalizão dos Sobreviventes dos Lares de Mães e Bebês, em tradução livre), que estima que dezenas de milhares de mulheres e meninas passaram por nove dessas casas entre 1904 e 1996.

Propaganda

Segundo o Vaticano, os outros participantes da reunião de 25 de agosto foram: o padre Patrick McCafferty, o padre Joe McDonald, o vereador de Dublin, Damian O'Farrell, Bernadette Fahy, e outra pessoa que preferiu permanecer anônima.

McCafferty, um padre da diocese de Down & Connor na Irlanda do Norte, disse que o encontro foi "realmente excelente... em todos os sentidos".

Francisco falou sobre abuso sexual cometido clerical em 25 de agosto, em seu primeiro discurso durante sua viagem à Irlanda, dado a cerca de 250 líderes políticos, civis e religiosos do país.

O pontífice disse que os líderes católicos do país fracassaram durante décadas em proteger as crianças dos abusos cometidos por padres, dizendo que bispos e superiores haviam causado o que ele chamou de "grave escândalo".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco se encontra com oito sobreviventes irlandeses e supostamente chama o encobrimento de abuso de 'caca' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU