Aos 90 anos, mais um reconhecimento a Padre Gustavo Gutiérrez

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • Bispo brasileiro diz que ordenará mulheres ao diaconato se papa permitir

    LER MAIS
  • “A ética do cuidado é um contrapeso ao neoliberalismo”. Entrevista com Helen Kohlen

    LER MAIS
  • Irmã Dulce, símbolo de um Brasil que está se esquecendo dos pobres. Artigo de Juan Arias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

17 Agosto 2018

O teólogo e educador recebe neste dia 16 de agosto as ‘Palmas Magisteriais’ no grau de Amauta, a máxima honorificência concedida pelo Estado peruano no campo da cultura.

A reportagem é de Cristiane Murray, publicada por Vatican News, 16-08-2018.

O sacerdote filósofo, psicólogo, teólogo e educador, Gustavo Gutiérrez, 90, recebe neste dia 16 de agosto as ‘Palmas Magisteriais’ no grau de Amauta, a mais alta distinção concedida pelo Estado, através do Ministério da Educação, para pessoas que ofereceram grandes contribuições para a ciência, educação, tecnologia e cultura do país.

Pe. Gustavo Gutiérrez foi proposto para receber este reconhecimento pela Universidade Antonio Ruiz de Montoya e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e recebeu o apoio também do Instituto Bartolomeu de las Casas, do Centro de Estudos e Publicações e do Centro Amazônico de Antropologia e Aplicação Prática (CAAP).

Ao longo de sua carreira como docente, ele desenvolveu um excelente trabalho em várias universidades do país e do exterior. Atualmente, continua no âmbito acadêmico como professor da Universidade de Notre Dame (EUA) e é diretor de pesquisa e pesquisador principal do Grupo de Análise para o Desenvolvimento (Grade).

Exemplo de dedicação

Gustavo Gutiérrez (Foto: Vatican News)

O sacerdote possui doutorado em teologia pela Université Catholique de Lyon (1985), licenciatura em Psicologia e bacharel em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

Entre suas obras mais importantes estão Teologia da Libertação (1971), A Força Histórica dos Pobres (1979), Share the Word (1995) e Remember the Poor (2004).

Já foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa no Peru, Holanda, Alemanha, Canadá, EUA, Argentina, Escócia, Puerto Rico, e reconhecido pelas universidades de Tübingen, Montreal, San Marcos, UNI, New York, Freiburg, Brown, Notre Dame, Yale, entre outros. Recebeu ainda o Prêmio Príncipe das Astúrias em Comunicação e Humanidades.

É PhD em Psicologia pela Universidade de Indiana e possui mestrado em Ciências da Educação pela mesma universidade e graduação em Psicologia com menção em Psicologia Educacional pela PUCP.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aos 90 anos, mais um reconhecimento a Padre Gustavo Gutiérrez - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV