Jovens brasileiros na reunião preparatória para o Sínodo dos Bispos 2018

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que muda (para pior) no financiamento do SUS

    LER MAIS
  • Ou isto, ou aquilo

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia aumenta 212% em outubro deste ano, aponta Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

12 Março 2018

O papa Francisco quer saber o que os jovens pensam da Igreja e da sociedade e colher sugestões para que as reflexões da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro, sejam realizadas a partir da escuta dos jovens. É com essa motivação que acontecerá a reunião pré-sinodal, de 19 a 24 de março, em Roma, com participação de 315 jovens de todo o mundo, sendo cinco do Brasil.

A informação é publicada por CNBB, 12-03-2018.

Entre os representantes brasileiros, há três indicados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outros dois convocados por meio de outras entidades eclesiais.

A escolha no âmbito da Comissão para a Juventude aconteceu por meio das coordenações das diversas expressões juvenis e da equipe de comunicação ligadas à Pastoral Juvenil. Foram escolhidos Juliene Barros, participante do movimento Milícia da Imaculada e membro da Equipe Nacional de Comunicação da Pastoral Juvenil – Jovens Conectados; Davi Rodrigues, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ) e representante das Pastorais da Juventude na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional; e Ariany Leite, da Juventude Missionária Redentorista e representante das congregações religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.

Além dos indicados pela CNBB, também foram convocados Lucas Galhardo, que representará o Movimento Apostólico de Schoenstatt Internacional, e Leon Souza, assessor nacional da Cáritas Brasileira para a área de atuação de infância, adolescência e juventudes e membro do Fórum de Jovens da Cáritas Internationalis.

“O processo que se estabelece para realizar um sínodo envolve muita gente e principalmente aqueles cujo o tema atinge mais de perto, ou seja, são destinatários primeiros”, comenta o assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado.

O Sínodo de 2018, que é a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, terá como tema “Os jovens, a fé, e o discernimento vocacional”. Este encontro com jovens de todo o mundo é organizado pela Secretaria Geral do Sínodo em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Ele contará com a presença de jovens de outras religiões e também ateus.

Toda a mobilização tem a intenção de saber o que pensam de si mesmos e dos adultos; como vivem a fé e que dificuldades encontram sendo cristãos, como programam suas vidas e que problemas encontram no discernimento de sua vocação, como veem a Igreja hoje e como gostariam que fosse, de acordo com entrevista do cardeal Lorenzo Baldisseri, responsável pela Secretaria do Sínodo.

Participação

Será possível aos jovens do mundo inteiro participarem das discussões da reunião pré-sinodal através das redes sociais. Estarão dispostos em Roma voluntários para receber contribuições a partir de grupos linguísticos (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão) em grupos do Facebook. Este é o link do grupo em Português e as orientações para a participação.

“Nós estamos aqui para escutar. Eles devem nos fazer sugestões, dizer o que pensam, o que querem, de maneira que os padres sinodais, em outubro, tenham uma base sobre a qual refletir e fazer um trabalho pastoral a se apresentar a todo o mundo, sobretudo com respeito por aqueles que não estão na Igreja, mas fora dela, para o bem da sociedade e da humanidade”, afirmou o cardeal Baldisseri.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens brasileiros na reunião preparatória para o Sínodo dos Bispos 2018 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV