'A obesidade mata tanto quanto a fome', afirma José Graziano em filme

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Junho 2017

Documentário "Fonte da Juventude" discute a má nutrição no país e sustenta que uma boa alimentação, além de combater as doenças ligadas ao excesso de peso, traz impactos positivos para a economia.

Estreia nesta quinta-feira o documentário Fonte da Juventude, que discute a questão da obesidade e da má alimentação no Brasil. Com roteiro e direção de Estevão Ciavatta, o longa foi idealizado pela organização Novos Urbanos como uma plataforma de conscientização sobre a importância da boa alimentação em vários aspectos.

A reportagem é de Xandra Stefanel, publicada por Rede Brasil Atual – RBA, 01-06-2017.

O filme é resultado de um projeto chamado Laboratório de Inovação Social, uma jornada de diálogos realizada em 2015 que promoveu discussões com representantes de mais de 40 organizações, com diferentes pontos de vista sobre a alimentação. Depois de produzir um mapa do ambiente alimentar no Brasil, o grupo criou protótipos de soluções inovadoras, que serviram de base para o desenvolvimento do roteiro do filme.

A discussão começa com a constatação de que a sociedade brasileira está cada vez mais doente por causa da alimentação inadequada. Uma das razões é que frutas, verduras e legumes não compõem mais os pratos dos brasileiros e a consequência disso atinge de forma mais grave as crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a primeira geração que tem uma expectativa de vida menor do que a dos pais.

Segundo o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, o quadro é alarmante. “A taxa de crescimento da obesidade entre as crianças, segundo o último estudo da OMS é de 7% ao ano na América Latina. Isso é uma taxa de crescimento explosiva. É que nem o crescimento chinês. E isso não é sinônimo de boa nutrição. A obesidade mata tanto quanto a fome”, afirma o ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome – criado em 2003 pelo governo Lula para implantação do Programa Fome Zero e transformado no ano seguinte no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“A situação nutricional no Brasil segue o padrão mundial. É a primeira vez que temos um terço da população mundial doente devido à má alimentação. São 2 bilhões de pessoas que sofrem de excesso de peso no mundo todo, e no Brasil em particular o crescimento do excesso de peso está mais rápido do que em muitos países do mundo”, alerta a escritora e cientista na área de nutrição Ana Lydia Sawaya.

Apesar de ser o foco do filme, a saúde não é a única questão tratada em Fonte da Juventude. O desperdício, a importância da cultura alimentar, da agricultura familiar, os impactos ambientais da produção agrícola e pecuária, a viabilidade da agricultura orgânica em larga escala e como esta última pode ser um meio de criação de empregos mais justos e dignos também são assuntos abordados no filme.

Para a culinarista e apresentadora Bela Gil, é fundamental ter acesso à comida, mas também poder escolher o que se come. “A minha comida é um ato político mesmo. Eu uso a alimentação para falar de economia, de saúde, de meio ambiente e de diversos setores da sociedade que a alimentação engloba. Eu acho que a gente consegue transformar o mundo através de um prato de comida. Cada garfada é um ato político, mas só é um ato político se você tem um poder de escolha sobre aquilo”, diz Bela Gil. “Se a gente não pode escolher o que comer, a gente está sendo refém da política dos outros. Eu quero dar possibilidade de acesso e do poder de compra de produtos saudáveis para todo mundo. Aí, a gente vive num mundo democrático, num país democrático.”

O documentário revela também vários projetos de educação alimentar que promovem a diversidade de consumo de produtos in natura, assim como aborda que há uma infinidade de plantas comestíveis que continuam praticamente ignoradas e fora dos pratos dos brasileiros. Ele dá, enfim, exemplos de como a biodiversidade aliada ao resgate da nossa identidade cultural alimentar pode ser o melhor caminho para a longevidade. “Sem restringir dietas, ou mesmo dar receitas, a produção apresenta a biodiversidade como a chave para conhecermos os segredos da Fonte da Juventude”, afirma o diretor Estevão Ciavatta.

O filme será exibido às 23h30 nesta quinta-feira no canal GNT e simultaneamente na plataforma digital Video Camp, que conecta filmes transformadores a espectadores ao redor do mundo. Para assistir, basta se cadastrar no site.

Fonte da Juventude - Trailer de Pindorama Filmes em Vimeo

Fonte da Juventude

Direção e roteiro: Estevão Ciavatta

Produção executiva: Susana Campos e Denise Chaer

Direção de fotografia: Dudu Miranda e Alexandre Ramos

Imagens aéreas: Fernando Acquarone

Imagens adicionais: Carlos Nascimento

Direção de produção: Fabio Bruno

Assistência de direção e pesquisa: Raquel Valadares

Assistentes de produção: Renata Carpenter e Antonio Arraes

Finalização: Daniel Sandes e Pedro Mundim

Montagem: Bernardo Pimenta

Trilha sonora: Maravilha 8

Videografismo: Superuber

Realização: Pindorama Filmes e Novos Urbanos

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'A obesidade mata tanto quanto a fome', afirma José Graziano em filme - Instituto Humanitas Unisinos - IHU