“Depois que a usina começou a barragem, o rio Teles Pires modificou muito”, diz Atú Kayabi

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • Quando a solidão é uma doença

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Mai 2017

O projeto audiovisual Vozes dos Atingidos, do Fórum Teles Pires, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), chega ao seu quinto depoimento. O indígena Atú Kayabi, da aldeia Kururuzinho, na Bacia do Teles Pires, no Pará, expõe as mudanças que constata ao comparar a situação da dinâmica e da qualidade do rio e consequentemente da acessibilidade do seu povo, neste contexto, antes e depois da implementação da usina hidrelétrica, que fica em Mato Grosso.

A reportagem é de Sucena Shkrada Resk, publicada por Amazônia Real, 19-05-2017.

Atú Kayabi remete as suas lembranças a tempos mais remotos, também destacando a importância dos valores imateriais que o rio tem para sua etnia e outros povos locais, como os Munduruku e Apiaká, e os impactos que vêm sofrendo. “Depois que a usina começou a barragem, o rio Teles Pires modificou muito”, afirma.

O objetivo do projeto Vozes dos Atingidos, que conta com o apoio da agência Amazônia Real na divulgação, é propiciar um espaço democrático para ‘vozes’ que tendem a ser ignoradas durante o processo de consolidação de grandes empreendimentos na Amazônia, em especial, de indígenas na bacia do rio Teles Pires.

Confira o vídeo:

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Depois que a usina começou a barragem, o rio Teles Pires modificou muito”, diz Atú Kayabi - Instituto Humanitas Unisinos - IHU