Deus nos deu um DNA de filhos, a Criação para cuidar e o amor

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • Padre Miguel Ángel Fiorito, SJ, meu Mestre do Diálogo: "Ele nos ensinou o caminho do discernimento". Artigo do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Plantas 'gritam' quando estão sob estresse, aponta estudo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

08 Fevereiro 2017

O homem, criado à imagem e semelhança de Deus, senhor da Terra e acompanhado por uma mulher que deve amar. Estes são os três grandes dons de Deus dados ao homem na Criação, sobre os quais o Papa refletiu na homilia da terça-feira, 07 de fevereiro, durante a missa na Capela da Casa de Santa Marta, segundo indicou a Rádio Vaticano. O Pontífice pediu a graça de proteger estes três dons e levá-los adiante com um compromisso diário.

A reportagem é de Domenico Agasso Jr e publicada por Vatican Insider, 07-02-2017. A tradução é de André Langer.

“Senhor, que é o homem, para dele vos lembrardes”. O Papa começou sua reflexão partindo dos versículos do Salmo 8 e da narrativa do Gênesis na Liturgia do dia. E exaltou a admiração pela “ternura” e pelo “amor” de Deus que, na Criação, “deu tudo ao homem”.

E o Papa destacou três grandes dons, começando pela identidade. “Antes de tudo, deu-nos o DNA, isto é, nos fez filhos, nos criou à Sua imagem e semelhança, como Ele. E quando alguém faz um filho, não pode recuar: o filho está feito, está ali. E, às vezes, mesmo que se pareça muito ou pouco com o pai, mas é filho; recebeu a sua identidade. E se esse filho se torna bom, o pai fica orgulhoso; ‘Mas, veja, que bom!’ E se é um pouco feio, o pai diz: ‘é bonito’, porque o pai é assim. Sempre. E se é mau, o pai o justifica, espera por ele. Jesus nos ensinou como um pai sabe esperar os filhos. Ele nos deu esta identidade de filho, homem e mulher. Devemos acrescentar: filhos. Somos ‘como deuses’, porque somos filhos de Deus”.

O segundo dom de Deus na Criação é, de acordo com Francisco, uma “tarefa”: “deu-nos toda a Terra”, como indica o Gênesis. É, portanto, um presente que o homem recebe, acrescentou o Papa, porque Deus não o quer “escravo”, mas “senhor”, “rei”, mas com uma tarefa: “Assim como Ele trabalhou na Criação, deu a nós o trabalho, deu o trabalho de levar adiante a Criação. Não de destruí-la; mas fazê-la crescer, cuidar, proteger e produzir fruto. Deu tudo. Mas não nos deu dinheiro. Temos tudo. Quem deu o dinheiro? Eu não sei. Dizem as avós, que o diabo entra pelo bolso: pode ser... Podemos pensar em quem deu dinheiro... Deu toda a Criação para preservá-la e levá-la adiante: este é o dom. E finalmente, “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, varão e mulher os criou”. Depois do domínio sobre a Criação, este é o terceiro dom que, lendo a narrativa do Gênesis, o Papa explica: o amor, a partir do que une o homem à mulher.

“Varão e mulher, Ele os criou. Não é bom que o homem viva sozinho e a partir daí fez a companheira”, explicou o Papa referindo-se à liturgia do dia. O Deus-amor dá ao homem o amor e um “diálogo de amor” deve ter sido o primeiro entre o homem e a mulher, imaginou Francisco. Então, o olhar do Papa sobre a Criação se completa e dali nasce o seu convite final: “Demos graças ao Senhor por estes três presentes que Ele nos deu: a identidade, o dom-tarefa e o amor. E peçamos a graça de proteger esta identidade de filhos, de trabalhar o dom que nos deu, levar adiante com o nosso trabalho este dom, e a graça de aprender todos os dias a amar mais”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deus nos deu um DNA de filhos, a Criação para cuidar e o amor - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV