Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos)

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Novembro 2016

Já pensou se existisse uma reserva de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por dois séculos e meio? Pois acredite: ela já existe. E fica no Brasil – mais precisamente na região da Amazônia.

A reportagem é de Débora Spitzcovsky, publicada por The Greenest Post, 10-11-2016.

Batizado de SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia), ele foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal do Pará e possui 162.520 km³, que abrigam de forma subterrânea mais de 150 quatrilhões (!) de litros de água.

Para ter uma ideia do tamanho gigantesco que tem, o aquífero Guarani, que era considerado o maior do mundo antes da descoberta do SAGA, possui 39 mil km³. Ou seja, é mais de quatro vezes menor.

Então, o problema da falta de água no mundo está resolvido com o SAGA? Infelizmente não. Isso porque, segundo os pesquisadores, apenas para transportar o recurso para outras partes do Brasil já seriam necessárias “obras faraônicas”. Imagine para o resto do mundo…

Enquanto a ciência e a tecnologia não inventam uma maneira de usar essa água, ela segue sendo utilizada apenas para abastecer as cidades do Vale Amazônico, como Manaus e Santarém. Mas fica a reflexão: será que se tivéssemos tanta água a nosso dispor, saberíamos usá-la com consciência ou o desperdício rolaria solto?

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos) - Instituto Humanitas Unisinos - IHU