Estudantes secundaristas ocupam Instituto Federal em Alegrete contra a PEC 241

Revista ihu on-line

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho

Edição: 535

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

10 Outubro 2016

Estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegre prometem manter mobilização até derrota da PEC 241 e da proposta de reforma do ensino médio (Foto: Reprodução/Facebook)

Estudantes secundaristas do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete ocuparam na última quarta-feira o auditório central do instituto, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241), que prevê o congelamento de investimentos em educação, saúde e outras áreas por até vinte anos. O Instituto Federal Farroupilha, além dos cursos superiores, oferece também cursos técnicos integrados ao ensino médio, possuindo uma comunidade secundarista. Parte dos secundaristas vive em Alegrete e parte, vinda de outros municípios, moram no alojamento do Campus, localizado há 30 quilômetros da cidade. Após assembleia geral realizada na quarta, os estudantes decidiram ocupar o Campus e levaram colchões para o auditório central da instituição, onde estão promovendo aulas, oficinas e debates.

A informação é de Marco Weissheimer, jornalista, publicada por Sul21, 09-10-2016.

Segundo Jefferson Carvalho de Almeida, integrante do Grêmio Estudantil do Instituto Federal Farroupilha, os estudantes pretendem manter a mobilização e a ocupação até que a PEC 241 seja derrotada. “Nós percebemos que os estudantes estavam muito aceitando tudo isso muito passivamente e começamos a passar nas salas de aula, de segunda a quarta-feira, para falar dos riscos e ameaças que sofremos. A partir daí, a mobilização começou a aumentar”, relata.

Na quarta-feira, foi realizada uma assembleia geral com as licenciaturas e os cursos superiores, quando os secundaristas decidiram iniciar a ocupação. Durante a semana, a ocupação contou com a presença de cerca de 150 estudantes secundaristas, diz Jefferson de Almeida. Esse número diminuiu no fim de semana, pois alguns estudantes foram para suas casas, mas devem retornar neste domingo.

Nos últimos dias, os secundaristas promoveram debates sobre o que foi o processo de impeachment, a ditadura militar e o papel de resistência que o movimento estudantil desempenhou naquele período. Neste sábado, os estudantes se reuniram para assistir ao depoimento de Suzana Lisbôa na novela “Amor e Revolução”, produzida pelo SBT em 2011 (ver vídeo abaixo). Pelo Facebook enviaram uma mensagem para a militante de direitos humanos que participou da resistência contra a ditadura militar: “Obrigado por lutar e resistir. É nossa motivação”.

Nesta segunda-feira, os estudantes do Instituto Federal Farroupilha realizam um ato no centro de Alegrete para denunciar a PEC 241, a proposta de Reforma do Ensino Médio e outros retrocessos em curso no país. Também devem ocorrer mobilizações em Santa Maria e em outros campus do Instituto Federal no Rio Grande do Sul.

Confira o vídeo:

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudantes secundaristas ocupam Instituto Federal em Alegrete contra a PEC 241 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV