União Europeia tira FARC da lista de organizações terroristas

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Setembro 2016

Após a assinatura do histórico acordo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo do país, nesta segunda-feira (26/09), a União Europeia (UE) anunciou a remoção temporária da guerrilha de sua lista de terrorismo e a consequente suspensão de sanções econômicas.

A informação é publicada por Deutsche Welle, 27-09-2016.

As FARC haviam sido incluídas em 2002 na lista, criada após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ela inclui pessoas, grupos e organizações, contra os quais foram impostas sanções devido ao envolvimento em atividades terroristas.

Segundo a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, a suspensão das FARC da lista permitirá que a UE apoie o programa pós-conflito, "benéfico para o povo colombiano". "Estamos prestes a lançar um pacote de ajuda, incluindo um fundo de 600 milhões de euros, com a contribuição ativa de vários Estados-membros", disse.

A suspensão das sanções às FARC durará inicialmente seis meses e será então reavaliada, disse um diplomata à agência de notícias AFP. Após a inclusão da guerrilha na lista de terrorismo, a UE havia congelado todos os fundos e bens financeiros do grupo.

A embaixadora da UE para a Colômbia, Ana Paula Zacarias, afirmou à emissora local RCN que é possível que as FARC sejam retiradas completamente da lista.

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse que os Estados Unidos ainda não vão remover as FARC de sua lista terrorista, da qual fazem parte desde 1997. No entanto, Kerry afirmou que o status da guerrilha será revisto assim que o acordo for totalmente implementado. "Não queremos deixar alguém na lista se ela não pertencem a ela".

O acordo de paz foi assinado por líderes da guerrilha e pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, após longas negociações mediadas por Cuba, colocando fim a um conflito que já durava 52 anos.

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

União Europeia tira FARC da lista de organizações terroristas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU