Ilusão Financeira: dos subprimes à transição ecológica. Hoje o livro de Gaël Giraud em debate no IHU

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa doa aos pobres um prédio de luxo a poucos passos de São Pedro

    LER MAIS
  • Arautos do Evangelho. Vaticano retoma a intervenção

    LER MAIS
  • Papa aprovará padres casados na Amazônia, afirma teólogo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

23 Agosto 2016

Ao descobrir como funcionava as finanças globais, onde havia ilusões sobre a vida e o destino de milhões de pessoas, Gaël Giraud juntou-se a Companhia de Jesus. Desde então, enfrenta os bancos e faz uma crítica ao modelo econômico de especulação financeira global. Em seu livro Ilusão Financeira: dos subprimes à transição ecológica, além de criticar a independência dos Bancos Centrais, ao qual ele considera uma “herança conservadora de Milton Friedman”, Giraud destaca quatro pontos para a ilusão financeira’: “I) crise financeira de 2007-08; II) falsa elevação dos preços pregressa dos imóveis; III) problemas da Zona de Euro; IV) propostas alternativas por vir”.

E para falar sobre o livro Ilusão Financeira: dos subprimes à transição ecológica, o Prof. Dr. Róber Iturriet Avila estará, no dia 23 de agosto, às 19h30min, realizando a conferência Apresentação da obra Ilusão Financeira de Gaël Giraud, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

A palestra faz parte do Ciclo de Estudo. Modos de existência e a contemporaneidade em debate. Reflexões transdisciplinares à luz de diferente obras, realizado pelo Instituto Humanitas UnisinosIHU.

Segundo Róber Iturriet Avila, o “trabalho de Giraud (2015) levanta questões cruciais para a economia mundial contemporânea. Por não ser um livro acadêmico, ele traduz conceitos econômicos e financeiros para o público leigo. Traz críticas que merecem elogios acerca da dominância financeira na economia, na política e na sociedade de maneira geral”

Clique aqui para saber mais sobre o evento Ciclo de Estudos. Modos de existência e a contemporaneidade em debate. Reflexões transdisciplinares à luz de diferentes obras.

Sobre Róber Iturriet Avila

Róber Iturriet Avila é doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística – FEE e diretor sindical do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul – SEMAPI.

Sobre Gaël Giraud

Gaël Giraud é padre jesuíta, economista francês, diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), membro do Centro de Economia Sorbonne e da Escola de Economia de Paris e professor associado na ESCP-Europe. O economista também faz parte do conselho científico do Laboratório sobre Regulação Financeira e do Observatório Europeu Finance Watch.

Leia mais...

Uma "transição ecológica" para salvar a Europa. Artigo de Gaël Giraud

"A Europa tornou-se refém dos bancos e da austeridade que alimentam populismos". Entrevista com Gaël Giraud

Clima e Europa: agora é a vez dos católicos. Artigo de Gäel Giraud

Dá para fazer ajuste taxando heranças e fortunas

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ilusão Financeira: dos subprimes à transição ecológica. Hoje o livro de Gaël Giraud em debate no IHU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV