A canonização de Romero depende da aceitação de dois milagres

Mais Lidos

  • Escravidão moderna, trabalhadores desprotegidos e precarização universalizada. Entrevista com Reginaldo Ghiraldelli

    LER MAIS
  • Médico defende cuidados paliativos no fim da vida e amenização total da dor em pacientes terminais. “O alívio deve ser na dor total: física, espiritual e emocional”, diz

    Cuidados paliativos: 86% das pessoas que precisam de auxílio no fim da vida são abandonadas. Entrevista especial com Angelo Atalla

    LER MAIS
  • A emergência de uma cultura livre na era da IA depende de restituir os comuns digitais que hoje vêm sendo capturados sem nenhuma contrapartida por parte das grandes plataformas digitais

    Desnaturalizar a IA é trazer à superfície sua estrutura fundada no trabalho comum. Entrevista especial com Leonardo Foletto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: André | 29 Março 2016

O arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar Alas, explicou que a canonização do beato Óscar Arnulfo Romero depende da confirmação, por parte do Vaticano, “científica e teológica” de um milagre realizado pelo padre salvadorenho assassinado no dia 24 de março de 1980.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 28-03-2016. A tradução é de André Langer.

Segundo Escobar, “no final de outubro de 2015 foram enviados expedientes de dois milagres realizados por Romero” para que fossem estudados e analisados pela Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, em Roma.

“Foram dados todos os passos, mas ainda fica pendente que se verifique cientificamente e do ponto de vista teológico um milagre (...) em um contexto teológico um milagre não é a mesma coisa que uma graça ou intercessão divina e isso é o que deve ser estudado”, disse o arcebispo em uma coletiva de imprensa.

Enfatizou que o “estudo é severo e que dependerá do resultado do mesmo que Romero seja canonizado”.

“No caso de não ser aprovado nenhum dos milagres que mandamos, continuaremos tentando até conseguir o objetivo”, acrescentou.

Dom Romero, assassinado no dia 24 de março de 2015, sempre se caracterizou por defender os mais pobres e desprotegidos nos dias anteriores à explosão do conflito armado salvadorenho (1980-1992).

Seu processo de beatificação foi desbloqueado em abril de 2013 pelo Papa Francisco, após permanecer parado durante vários anos na Congregação para a Causa dos Santos.