Aplicativo gratuito simula a situação do produtor rural diante do Código Florestal

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que muda (para pior) no financiamento do SUS

    LER MAIS
  • Ou isto, ou aquilo

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia aumenta 212% em outubro deste ano, aponta Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

11 Julho 2014

O produtor rural, com empreendimento de qualquer porte, pode conferir sua situação diante do Código Florestal por meio de tablets ou computadores com acesso à internet, a partir do aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e AgrícolaIMAFLORA e o Instituto de Pesquisas e Estudos FlorestaisIPEF.

A reportagem é de Fátima Nunes, publicada pelo Imaflora, 10-07-2014.

Introduzindo informações como a localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível ter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal. O proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. Dependendo da situação do empreendimento, fica informado sobre o quanto de floresta excedente pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa.

O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para caba bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções. Já está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e Google, nos seguintes endereços:

Google 

Apple

E na interface para computadores aqui

“É uma ferramenta fácil e prática para o produtor rural entender a aplicação do Código Florestal para o seu imóvel rural e se preparar o seu registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que é o primeiro passo para a legalização ambiental de sua propriedade” afirma Luis Fernando Guedes Pinto, Gerente de Certificação do Imaflora.

O aplicativo traz ainda a íntegra do “Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais”, elaborado pelas duas instituições . O Guia explica os conceitos da Lei embutidos no aplicativo e que permitem ao produtor entender o passo a passo para o cumprimento do Código Florestal. Em cerca de seis meses, teve mais de 300 mil acessos, comprovando a necessidade de “tradução” da complexidade do Código para o dia a dia do produtor rural.

 

Sobre o Imaflora

O Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo

Sobre o IPEF

O IPEF Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação, a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. Com o aperfeiçoamento do modelo de atuação dos Programas Cooperativos, o IPEF envolve os profissionais das empresas em todas as fases das pesquisas. Com isso, cria-se um imprescindível sinergismo entre os participantes da academia e das empresas envolvidas, do que resulta uma otimização da interação entre as próprias associadas e outras empresas convidadas em função de relevantes contribuições que possam trazer aos trabalhos em andamento.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aplicativo gratuito simula a situação do produtor rural diante do Código Florestal - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV