Alemanha: o Caminho Sinodal se reúne em assembleia em Frankfurt. Publicada a primeira minuta dos documentos em discussão

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • O suicídio no clero do Brasil

    LER MAIS
  • “Agro é fogo”: incêndios no Brasil estão ligados ao agronegócio e ao avanço da fome, diz dossiê

    LER MAIS
  • Polícia de RO invade casa de advogada para apreender material de defesa de camponeses

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Setembro 2021

 

Confirmado o encontro em Frankfurt, entre 30 de setembro e 2 de outubro, para a segunda assembleia do Caminho Sinodal da Igreja Católica alemã, iniciado no final de 2019 pela Conferência episcopal e pelo Comitê central dos católicos alemães (Zdk). Do grande salão do convento dominicano, os 230 delegados se deslocam para a feira de Frankfurt para terem espaço para discutir presencialmente a primeira versão dos textos sinodais que estão disponíveis desde ontem no site específico.

A informação é publicada por Agência SIR, 01-09-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

A presidência redigiu o "preâmbulo", que explica o contexto e o sentido do caminho e uma introdução teológica. Cada um dos quatro grupos temáticos apresentou o fruto de suas discussões. A reflexão elaborada pelo grupo sobre "poder e divisão de poderes na Igreja" é consistente e com muitas propostas concretas, enquanto por ora há apenas um "texto de fundo" sobre o tema da "vida sacerdotal hoje".

O grupo sobre "mulheres, serviços e ministérios na Igreja" dividiu a reflexão em três documentos operacionais, com indicações que vão desde o pedido de que os bispos alemães levem ao Sínodo da Igreja universal a instância de "reabrir a reflexão sobre as decisões magisteriais" relativas aos serviços e ministérios das mulheres na Igreja para uma reflexão sobre a presença feminina nas instituições teológicas (faculdades, institutos de ciências religiosas). Trinta páginas compõem o esboço do documento sobre os temas da moral sexual, que parte da discrepância entre magistério e vida dos fiéis, investiga suas origens para depois oferecer uma releitura do tema da sexualidade.

A íntegra do texto, em alemão, pode ser acessada aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alemanha: o Caminho Sinodal se reúne em assembleia em Frankfurt. Publicada a primeira minuta dos documentos em discussão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV